Com alunos agricultores, escola tem menor média em PE no Enem 2011

Se o vestibular preocupa muitos jovens, outros têm a seca como principal fonte de aflição. Mais do que aprender os conteúdos do ensino médio, muitos dos estudantes da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, em Dormentes, no Sertão de Pernabuco, precisam conciliar a rotina escolar com o trabalho no campo. A instituição obteve média geral 407,66 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, com 54,04% dos alunos realizando a prova – foi a nota mais baixa de todo o estado. A lista com as notas foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) na quinta-feira (22).

A gestora da Gerência Regional Sertão do Médio São Francisco da Secretaria de Educação, Anete Ferraz, conta que conversou com a diretora da escola e, entre as explicações para o desempenho, está a falta de experiência dos estudantes com a prova. “Até 2010, não havia a participação efetiva da escola no Enem. A diretora é quem mobilizou os estudantes, os convenceu da importância da prova, fez quase todas as inscrições. Ela até chorou comigo quando soube do resultado”, afirmou Anete.

Dos 41 alunos da escola aptos para a prova, 29 fizeram o exame, mesmo com todas as dificuldades – a escola fica em um local de difícil acesso para muitos e funciona apenas à noite, já que durante o dia é uma escola municipal, o que é normal no interior, segundo Anete. “A escola fica distante de 40 a 70 quilômetros dos alunos, mas tem transporte. Muitos dos estudantes são trabalhadores, alguns têm dois empregos. A diretora colocou muita ênfase também na questão da seca, foram dois anos muito difíceis”, diz a gestora.

Aprender a conciliar a rotina do trabalho na roça com os estudos é um desafio para os estudantes. “Eles têm um quadro  bom de professores, fizeram simulados, mas esse foi mesmo o primeiro ano, efetivamente, que os alunos de lá fizeram a prova”, detalha Anete.

Entre as dez menores médias em Pernambuco, todas são de escolas estaduais do interior do estado, uma inclusive é de referência em Ensino Médio, que fica em Rio Formoso, na Mata Sul. A pior média do Brasil foi do Colégio Estadual Lucas Coelho, no Maranhão, com 397,20.

As notas (veja link acima) levam em conta as médias obtidas pelos alunos de cada escola que participaram do Enem em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática) e também na redação.

Dez escolas com as menores médias
Escola Dom Malan (Petrolina) – estadual – média 439,21
EREM* Wilson de Andrade Barreto (Rio Formoso) – estadual – média 436,99
Escola Duque de Caxias EFM** (Garanhuns) – estadual – média 435,33
Escola Professora Elvira Viana EFM (Garanhuns) – estadual – média 433,86
Escola Professor Manoel Xavier Paes Barreto (Petrolina) – estadual – média 432,85
Escola Regina Pacis (Santa Cruz da Baixa Verde) – estadual – média 432,59
Escola Estadual Napoleão Araújo EFM (São José do Belmonte) – municipal – média 431,06
Escola Leobaldo Soares da Silva (Barra da Guabiraba) – estadual – média 428,76
Escola Monsenhor Luiz Sampaio (Triunfo) – estadual – média 425,65
Escola Nossa Senhora das Graças (Dormentes) – estadual – média 407,66

Na ferramenta abaixo você pode pesquisar a nota de sua escola no Enem 2011 e filtrar por UF, município ou rede de ensino (pública ou privada). Clique no nome da escola e veja as médias de seus alunos em cada uma das cinco provas do exame.

O critério utilizado para inclusão de uma escola na lista é o mesmo do sistema “Prova Brasil”, apenas com unidades em que pelo menos 50% dos alunos matriculados e com o mínimo de dez alunos que estavam concluindo o ensino médio participaram do exame. Os números levam em consideração os dados do Censo Escolar.

Ao todo, foram 10.076 (40,56%) que entraram nessa lista. Há ainda 13.581 escolas com menos de 50% de participação. Escolas com menos de dez alunos somam 1.185 unidades.

Fonte:  G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.