Com Cameron, Dilma defende ações brasileiras para enfrentar crise global

Cameron e Dilma em reunião em Brasília nesta sexta-feira (AFP)Em reunião com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, a presidente Dilma Rousseff defendeu, nesta sexta-feira, a forma como o Brasil enfrentou a crise internacional. Também ressaltou as parcerias firmadas com o governo britânico, principalmente nas áreas de cooperação olímpica, educação, ciência e tecnologia e petróleo e energia.

“O Brasil tem feito a sua parte para a recuperação da crise mundial ao desenvolver incentivos ao crescimento do emprego e da demanda doméstica”, afirmou a presidente brasileira em Brasília, ao pedir mais incentivos estatais dos países desenvolvidos a suas economias em crise.

Cameron – que enfrenta uma recessão econômica em casa e veio ao Brasil em busca de oportunidades comerciais – destacou os contratos de “70 milhões de libras (R$ 230 milhões)” assinados por 22 empresas britânicas para projetos relacionados à Copa de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016.

Mas também disse que Brasil e Grã-Bretanha nem sempre concordam e mencionou, rapidamente, que é preciso “evitar o protecionismo” – em entrevista à Folha de S. Paulo, na última quinta-feira, Cameron afirmou que as medidas tomadas para proteger a indústria nacional, como as adotadas recentemente pelo Brasil, “têm custos a longo prazo e impedem o desenvolvimento de uma base industrial verdadeiramente competitiva e inovadora”.

Outro destaque da fala do premiê nesta sexta foi sua declaração de apoio a uma reforma da ONU que inclua o Brasil como membro permanente de seu órgão mais importante, o Conselho de Segurança – um antigo pleito brasileiro. O britânico falou que o Brasil está “assumindo seu lugar no palco global”.

Parcerias

A visita de Cameron ao Brasil incluiu passagens por São Paulo e Rio de Janeiro e resultou na assinatura de acordos diversos: em produção cinematográfica conjunta, em “legado econômico, social, ambiental e material” na organização de Olimpíadas, na participação do Reino Unido no programa Ciência Sem Fronteiras e em cooperações universitárias, entre outros temas.

A parceria no Ciência Sem Fronteiras é um dos destaques. Segundo o Itamaraty, prevê a ida de até 5 mil estudantes brasileiros para universidades do Reino Unido para cursos superiores de nível técnico entre janeiro de 2012 e agosto de 2016.

A cooperação, segundo o acordo bilateral, prevê “aumentar de forma significativa o número de estudantes aptos a participar do Programa de Intercâmbio e estudar no Reino Unido” e também de estudantes de doutorado.

No momento, dizem autoridades britânicas, 500 estudantes de graduação estão começando seus cursos em território britânico.

A parceria educacional também prevê a concessão de bolsas de doutorado e pós-doutorado nas áreas de pesquisa energética. Foi assinada uma carta de intenções entre a Universidade de Brasília e a BP (empresa petrolífera britânica) com o interesse de promover “estudos, pesquisas e projetos científicos relacionados ao setor de petróleo, seus derivados e gás natural relacionados, especificamente, com a Bacia do Parnaíba no Nordeste do Brasil”.

Comércio bilateral e Oriente Médio

Já a cooperação olímpica prevê “compartilhar práticas” em áreas como planejamento do legado dos Jogos Olímpicos, segurança, transporte, meio ambiente e revitalização urbana.

Tanto Dilma como Cameron falaram em aumentar o comércio bilateral – que, no ano passado, foi de cerca de R$ 22 bilhões, de acordo com a embaixada britânica no Brasil.

A presidente brasileira ainda usou seu discurso para falar sobre os conflitos no Oriente Médio: opinou que “não há solução militar” para a crise na Síria e criticou a “crescente retórica em prol de uma ação militar no Irã”.

“Consideramos que só uma ONU reformada pode garantir a prevalência de uma ordem baseada em regras. Neste contexto, eu reiterei meus agradecimentos ao apoio que o governo britânico tem dado ao Brasil para que ocupe um assento permanente na ONU”, disse.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.