Com mais ferrovias, governo quer diversificar produtos transportados v

arte investimentos concessões rodovias ferrovias (Foto: Editoria de Arte/G1)

O governo federal espera que o investimento na construção de mais 10 mil quilômetros de ferrovias – uma das metas do plano de infraestrutura divulgado na última quarta-feira (15) – ajude não só a aumentar o volume de cargas, mas também a ampliar o leque de produtos transportados por trem no país.

O Brasil tem hoje 28.692 quilômetros de trilhos sob concessão, por onde foram transportados, em 2011, 475,1 milhões de toneladas úteis (total de carga movimentada no transporte remunerado). De 1997, ano da concessão das ferrovias federais, até o ano passado, o aumento na movimentação de carga pelo setor foi de 87,6%.

Entretanto, a variedade de produtos transportados pouco mudou de lá para cá. Pelos trilhos brasileiros passam, basicamente, minérios, produtos siderúrgicos e, mais recentemente, produtos agrícolas. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), das 435,2 milhões de toneladas úteis movimentadas por ferrovias em 2010, 324,8 milhões (74,6%) foram de minério de ferro.

“O minério de ferro domina o transporte de carga por trilhos porque não tem alternativa para levar o produto até os portos. Mas isso incomoda o governo. Com a nova malha que vai surgir a partir do Programa de Investimentos em Logística, esperamos que mais produtos venham a ser transportados por trem”, diz ao G1 Bernardo Figueiredo, que comanda a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal criada na semana passada e cujo objetivo será promover o desenvolvimento do sistema de transporte no país.

Investimento
O Programa de Investimentos em Logística prevê a construção de 12 novos trechos ferroviários no país, num total de 10 mil quilômetros e ao custo de R$ 56 bilhões nos próximos 5 anos. O governo quer que os trilhos estejam prontos para receber trens e vagões até 2018.

Entre os trechos que estão previstos no plano e que devem ajudar a aumentar o leque de produtos transportados por ferrovia estão o que vai ligar o Rio de Janeiro a Vitória (ES), Salvador (BA) a Recife (PB) e São Paulo a Rio Grande (RS).

Mercado interno
O presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, aponta que as ferrovias hoje em operação no país foram construídas para transporte de carga pesada com destino a exportação. É o caso da Estrada de Ferro Carajás, operada pela Vale, e que liga as minas da empresa no Pará ao porto de São Luís (MA).

De acordo com Vilaça, 76% da carga levada por trilhos hoje no Brasil são para exportação. Para ele, os novos trechos ferroviários anunciados pelo governo vão permitir algo praticamente inexistente: transporte interno de produtos por trilhos, competindo com caminhões e até com a cabotagem.

“A nova malha anunciada pelo governo, além da ferrovia Norte-Sul, tem característica de movimentação interna”, diz o presidente da ANTF, que elogia o plano de investimento.

Segundo ele, os trilhos serão competitivos em deslocamentos de 500 a 1.500 quilômetros dentro do país. Por isso, trechos como os que vão ligar Belo Horizonte (MG) a Salvador (BA) e São Paulo a Rio Grande (RS), devem se tornar opções atrativas para produtores e empresas que quiserem transportar carga internamente.

Vilaça afirma que, nos últimos anos, já se registrou uma maior diversificação de produtos carregados nos vagões nacionais. Ele cita o caso dos materiais de construção e de produtos agrícolas, como soja e açúcar, cujo crescimento no volume transportado, entre 2010 e 2011, foi de 217%.

Para ele, com o início da operação dos novos trechos, produtos como peças automotivas e contêineres com alimentos e carga frigorífica devem ganhar espaço nos trilhos.

arte investimentos concessões rodovias ferrovias (Foto: Editoria de Arte/G1)

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.