Com novo centro cirúrgico, Imip-PE quer ampliar volume de transplantes
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife, completa 52 anos, nesta quarta-feira (13), com a expectativa de poder atingir a meta de fazer 500 transplantes por ano, 300 a mais que a capacidade atual. O motivo é a inauguração do Centro Cirúrgico Luiz Tavares da Silva, no 2º andar do Hospital Pedro II.
No novo centro passam a funcionar as enfermarias de cardiologia masculina e feminina, além do bloco cirúrgico e UTI para cirurgias cardíacas e transplantes. Somente até maio deste ano, foram 106 transplantes realizados. “Nós estamos devolvendo à população o hospital, que volta a trabalhar com total atividade. Essa é uma semana de comemorações e de transfusão de ânimo para continuarmos trabalhando”, acredita o superintendete geral do Imip, Gilliatt Falbo.
Um setor para conscientizar a população para doar órgãos também fará parte do novo projeto, que pretende realizar cerca de 120 cirurgias de alta complexidade por mês. “Com esses centros e enfermarias, aumentamos nossa meta e poderemos fazer até 500 transplantes em um ano. O Imip é atualmente o maior hospital filantrópico do Brasil, temos 918 leitos dedicados completamente ao SUS”, conta o superintendente.
Centro de referência em saúde, o hospital já passou por diversas mudanças – começou como hospital infantil, depois passou a acolher as mães. “Atualmente, somos um hospital geral, recebendo toda a família nordestina. Nosso maior desafio conseguir atender a população cada vez melhor, contando apenas com o Sistema Único de Saúde”, explica Falbo.
Investir nos futuros médicos é o melhor jeito para garantir a continuidade do serviço, defende o superintendente. “A gente tem que formar gente, para que o Imip continue a crescer e servir a população. Criar geração após geração, assim como professor Fernando Figueira [fundador do Imip], legar {as futuras gerações a possibilidade de servir mais e melhor a nossa população. Esse é o nosso grande esforço”, afirma.
A programação na quarta-feira (13) conta com uma missa solene na capela do hospital às 11h e uma conferência com o advogado José Paulo Cavalcanti Filho, sob o tema “Médicos e advogados, espectadores da natureza”, às 19h. Às 20h, acontece a entrega da Comenda Fernando Figueira a Marco Maciel e Dom Fernando Saburido.
Serviços
Na quinta-feira (15), o dia é dedicado à prestação de serviços de promoção à saúde. A população vai poder fazer exames de glicemia, pressão arterial, campanha e coleta para doação de sangue e teste de hepatite C, gratuitamente, na Praça da Santa, no Imip.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário