Com seca prolongada, reservatório do Agreste de PE entra em colapso
Pescadores do município de Águas Belas, no Agreste pernambucano, estão sofrendo com os baixos níveis da Barragem de Ipanema. Com a seca prolongada e a falta de chuva, a prática da pesca está prejudicada. O Instituto Agronômico de Pernambuco explica: em 2012 choveu apenas 330 milímetros (mm), três vezes menos do que a média dos últimos 10 anos, que era de 909 mm.
Os peixes da barragem estão indo até a superfície buscar oxigênio para sobreviver e os urubus estão sempre a postos para capturar os que não conseguem. O pesqueiro José Pereira está impressionado com a estiagem. “Em 1970 a barragem secou, mas não chegou a secar tanto quanto agora”, disse.
Os pescadores se preocupam com o futuro da barragem. “Tinha variedade de peixes, camarão, pitu, traíra… Agora acabou-se. Tá tudo morto, peixe tá sem oxigênio. O sentimeto é de tristeza”, afirmou o pescador Geraldo Pereira.
Conservatório
Para arrecadar água e alimentos não perecíveis para as vítimas da seca no interior do estado, o Conservatório Pernambucano de Música realiza uma apresentação no próximo domingo (9), a partir das 18h.
Com base no repertório de Luiz Gonzaga, o projeto “Cordas, Gonzaga e afins” vai contar com a participação da cantora Cristina Amaral, do sanfoneiro Cezzinha, do grupo Sagrama e da orquesta da Câmara de Pernambuco. A entrada é gratuita. O evento também vai celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos do Recife. Todos donativos arrecadados serão encaminhados às vítimas da seca no interior do Estado.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário