Começa em Iowa corrida republicana em direção à Casa Branca

O longo processo de seleção do candidato republicano que desafiará Barack Obama nas eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos começa nesta terça-feira em Iowa, com o mórmon Mitt Romney como favorito.

São sete os principais candidatos na corrida pela Casa Branca: Mitt Romney, Ron Paul, Rick Santorum, Newt Gingrich, Rick Perry, Michele Bachmann e Jon Huntsman. No entanto, este último optou por ignorar as eleições primárias no pequeno estado rural de Iowa (centro) para se concentrar no processo de New Hampshire (nordeste) em 10 de janeiro.

O objetivo comum dos aspirantes republicanos é derrotar o presidente democrata, cuja gestão da economia, com uma taxa de desemprego de 8,6%, irrita os eleitores conservadores.

Todo o país está com os olhos voltados para Iowa. Mas apenas alguns milhares de eleitores decidirão: entre 120 e 150 mil eleitores republicanos deste estado deverão se pronunciar durante as 1.774 assembleias ou “caucus”. Estas assembleias de eleitores se parecem com as reuniões de vizinhos nas quais todos têm direito a votar. Durante os “caucus”, os próprios candidatos podem falar com os eleitores, ou ser representados por colaboradores, legisladores locais ou simples voluntários.

Mitt Romney, o candidato republicano já favorito em 2008, terminou em segundo lugar há quatro anos. Desta vez fez campanha em Iowa mais discretamente, antes de redobrar seus esforços nos últimos dias.

Segundo uma pesquisa do Des Moines Register publicada no sábado e realizada entre 602 eleitores republicanos que votariam em Iowa, Romney mantém seu status de favorito com 24% dos votos. É seguido por Ron Paul, com 22%, e Rick Santorum, com 15%. Mas Santorum, católico devoto, ocupa o segundo lugar com 21%, se for considerada a pesquisa realizada entre terça e sexta-feira.

“Sou otimista (…) vamos vencer”, declarou Santorum no domingo ao canal MSNBC. Paul, no entanto, disse: “Posso chegar em primeiro, posso chegar em segundo. Não acredito que termine em terceiro ou quarto”. Mas, de acordo com a pesquisa, 41% dos entrevistados disseram que poderiam mudar de opinião, um sinal da grande indecisão que existe no campo republicano.

Michele Bachmann, que se apoia fortemente em Iowa, previu “um milagre” na noite de terça-feira. “As pessoas não tomam realmente sua decisão até que se encontrem no ‘caucus'”, declarou à rede ABC.

“Esta é uma corrida muito aberta”, opinou o governador republicano de Iowa, Terry Branstad, na CNN, afirmando que muitos eleitores ainda buscam o “candidato perfeito”.

Há vários dias a campanha se intensificou, com os tradicionais eventos “meet and greet” (conhecer e saudar) no qual os diversos candidatos tentam convencer os indecisos.

Hotéis, cafés, restaurantes, bibliotecas e até museus: qualquer lugar público é bom para que os candidatos divulguem suas propostas.

No sábado, Rick Perry e Rick Santorum convocaram os republicanos de Iowa a não “se fixarem” em apenas uma pessoa, referindo-se a Mitt Romney, que luta para convocar a faixa conservadora do Partido Republicano.

Uma vitória em Iowa não garante a nomeação, mas multiplica as chances do candidato. Um fracasso pode ser impossível de superar.

Em 2008 no campo democrata Obama ganhou o “caucus” em Iowa antes de perder as primárias de New Hampshire para Hillary Clinton. Após uma longa batalha, Obama conquistou a nomeação e depois derrotou o republicano John McCain nas eleições presidenciais.

McCain não venceu o “caucus” de Iowa; o vencedor foi Mike Huckabee.

Depois das primárias de Iowa na terça-feira, dia 3, e a de New Hampshire, em 10 de janeiro, serão realizadas as votações na Carolina do Sul (leste) em 21 de janeiro e na Flórida (sudeste), em 31 de janeiro. No dia 6 de março, uma dúzia de estados se pronunciarão no mesmo dia, conhecido como “super terça-feira”.

As primárias e o “caucus” serão realizados até o verão boreal, embora o ganhador possa ser conhecido antes. Mas será a convenção nacional do Partido Republicano em Tampa, Flórida, de 27 a 30 de agosto, que designará formalmente o rival de Barack Obama nas eleições presidenciais de 6 de novembro.

Fonte: France Presse

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.