Começa hoje rodízio de abastecimento d’água em Afrânio, Dormentes e interior de Petrolina

O período prolongado de estiagem vem causando transtornos também na área urbana dos municípios atingidos. É justamente por causa da seca que a Compesa decidiu implantar, em caráter de emergência, um sistema de rodízio na distribuição de água nas sedes dos municípios de Afrânio e Dormentes e nas comunidades de de Rajada, Pau Ferro, Boa Vista, Sitio Novo, Boi Morto, Consolação, Baixa Grande, Satisfeito, entre outras – todas abastecidas pelo Sistema Maria Tereza, localizado no perímetro de irrigação Maria Tereza, em Petrolina.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Compesa, a partir de hoje (05) o atendimento a essas áreas será por meio de um sistema de rodízio, que irá funcionar 24 horas com água e 24 horas sem, para cada uma das localidades.

Além da questão climática e da escassez de chuvas na região, as adutoras da Compesa vêm sendo alvo da retirada ilegal de água para outros fins, que não são para abastecimento humano. Outra ação que tem prejudicado o abastecimento nessas áreas é a ação de pipeiros, que também estão retirando água das tubulações sem autorização da Compesa.

De acordo com o gerente regional da Companhia, em Petrolina, Reginaldo Lopes, ainda está sendo discutida uma ação de fiscalização ao longo de toda a adutora em conjunto com a polícia, para minimizar e coibir essas interferências no sistema de abastecimento. “Com isso iremos distribuir melhor a água e evitar que sobre para uns e falte para outros”, informa.

Investimentos

Paralelo a estas ações emergenciais, a Companhia já iniciou uma obra orçada em R$ 5,5 milhões para melhoria e ampliação de todo o sistema, que permitirá que a vazão distribuída passe de 50 litros/segundo para 63 litros/segundo, o que equivale a um incremento de quase 30% na vazão disponível atualmente.

A obra contemplará ainda a reativação do antigo sistema adutor da estação de tratamento d’água e da estação elevatória (sistema de bombeamento), localizado no Morro do Crioulo, em Petrolina. Nesta fase serão implantados ainda cerca de 3.500 metros de tubulação, com diâmetros que variam entre 150 e 200 milímetros; substituição de quase 9 mil metros da adutora do Sistema de Abastecimento d’água Maria Tereza, e a implantação e substituição de equipamentos de controle operacional, a exemplo de válvulas e registros ao longo de todo o sistema adutor, além da regularização das ligações das comunidades ao longo da adutora, onde serão implantados 26 mil metros de tubulação.

“Já estamos com obras de implantação de tubulação para regularização de ligações em andamento e deverão ser assinadas as ordens de serviços, nos próximos dias, da troca das adutoras e ampliação da estação de tratamento de água. O prazo para que toda a recuperação/ampliação seja concluída é de seis meses”, revela Reginaldo Lopes.

Fonte: Blog do Carlos Britto

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.