Comércio já estoca para o Natal
Faltando pouco mais de 60 dias para o Natal, os supermercados da Região Metropolitana do Recife (RMR) já se preparam para as vendas de produtos tradicionais do período. Nas lojas, além da decoração típica, os consumidores já encontram nas gôndolas vinhos, espumantes, panetones, frutas secas, perus, dentre outras iguarias próprias da festa de fim de ano. A antecipação do reforço dos estoques não é em vão: as empresas do setor esperam um crescimento de cinco pontos percentuais nas vendas, em comparação às metas do Sudeste.
O otimismo dos empresários é motivado por uma série de fatores, como índices econômicos favoráveis e o histórico de crescimento de vendas nos últimos cinco anos em itens sazonais. Além disso, vê-se o aumento do acesso da classe C a produtos de maior valor agregado, como panetones, frutas secas e vinhos. Para esses itens, o Grupo Pão de Açúcar prevê um aumento nas vendas em relação ao Natal do ano passado de 25%, 20% e 30%, respectivamente.
De acordo com o gerente Comercial da empresa no Nordeste, José Carlos Grossi, a renda da Região cresce mais do que a do Sudeste, e Pernambuco puxa os demais estados. É nesse potencial que a companhia aponta para aumentar os lucros. “A cada ano registramos crescimento em cima de crescimento. Aqui no Estado, o nosso faturamento de 2011 foi de 28% maior do que no ano anterior. Estamos certos que vamos superar a marca agora em 2012”, afirmou.
Os supermercados se preparam o ano todo para este que é o melhor período do setor e o reforço dos estoques é apenas uma das ações necessárias para fechar o ano com um bom faturamento. Segundo o diretor Comercial da RM Express, Marcos Filho, as lojas do grupo passaram por uma reformulação das estruturas físicas e também na equipe de colaboradores. “Estamos mais bem preparados este ano para as vendas de Natal. Antecipamos o abastecimento dos estoques, mas, ao mesmo tempo, preparamos os estabelecimentos. Nossa meta é vender 15% a mais do que no ano passado”, disse.
Para o setor atacadista, o crescimento previsto é de 8% a 10% em relação ao mesmo período do ano passado. “As variáveis para o nosso setor são outras, entretanto, estamos em uma crescente. A cada ano, superamos o faturamento do Natal anterior, e graças ao bom momento econômico do Estado, continuaremos a crescer nas vendas”, analisou o diretor-superintendente da KarneKeijo, Inácio Miranda.
De acordo com o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), José Fernandes, poucos setores como o varejo e o atacado terão um Natal tão “gordo”, o que é positivo também para o consumidor. “Isso dá certa tranquilidade aos clientes que não sofrerão com aumento de preço nem com a falta de mercadorias até o último dia do ano”, avaliou.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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