Comunidade Ruy Frazão: a ocupação organizada como um condomínio

b9699abfbc4898b3b5bd2beffd9fe78d.jpgDisciplina. Esta é a palavra de ordem da Comunidade Ruy Frazão. Falando assim, não parece tratar-se da ocupação do Movimento de Libertação dos Bairros, Vilas e Favelas, o MLB, que ostenta a sua bandeira em terreno pertencente à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 29 de janeiro.

Nessa quarta-feira (29), a Ruy Frazão comemorou um mês de resistência com um bolo, mesmo sabendo sobre a decisão judicial de reintegração de posse para a União. Segundo a Justiça, eles deveriam desocupar o terreno até esta sexta-feira (2). “A UFPE está mostrando solidariedade com os moradores. Ficou decidido em reunião que eles entrariam com uma petição na Justiça para adiar o prazo, pedindo mais trinta dias”, disse Graça Alves, uma das coordenadoras do MLB.

Mesmo após o prazo, os moradores não pretendem deixar a comunidade. “O terreno estava inutilizado há 20 anos. Na verdade, lutamos para que seja construído aqui o Conjunto Habitacional Ruy Frazão, dando uma casa a cada família. Já enviamos cartas a Dilma Rousseff e Eduardo Campos solicitando”, apontou Graça.

A VIDA – Ao passar pelo portão de entrada, diariamente, Essília Maria Brito, 70 anos, tem que identificar-se e fornecer o número do seu barraco. Uma das inúmeras idosas da comunidade diz que procurou o movimento porque sempre teve o sonho de de morar sozinha. Ela vivia com dois dos seus doze filhos no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

O mesmo faz Sulamita Ramos, que mora com o marido e uma filha adolescente em um lote de 30 metros quadrados que abriga o único barraco vermelho da Ruy Frazão. “Meu apê fica na Rua da Vitória. Aqui, todos ganham muitas coisas, é só alegria!”, brincou Sulamita. Ela morava em “quartinhos” em favelas de Olinda, no Grande Recife.

A identificação ao entrar na Ruy Frazão é só o primeiro indício da organização dentro da comunidade. Todos os dias, à noite, os moradores obedecem a uma escala de trabalho para realizar rondas de segurança. Durante o dia, para os que não trabalham, há mutirões de limpeza das ruas e de construção dos barracos. Outro compromisso para os moradores é a realização de assembleias para discutir a evolução das atividades.

As ruas da ocupação, de nomes como sucesso, vitória e progresso, receberam dois mutirões nesta quinta-feira (29): de limpeza e de recuperação da creche comunitária, onde a lona estava sendo costurada. Além de receber as crianças, o espaço de funcionamento da creche também recebe palestras e oficinas. Os próximos eventos agendados abordarão a violência contra a mulher e a adoção de banheiros secos pelos moradores.

O INÍCIO – “É preciso muita coragem para vir. No começo, é difícil, mas depois você passa a amar a comunidade pela solidariedade dos vizinhos e pela segurança. Antes, para pagar aluguel, eu deixava de colocar comida na mesa”, explica Sulamita o motivo pelo qual escolheu viver na comunidade.

“Não tem casa de alvenaria, não tem polícia, mas fazemos questão de manter a segurança e não deixamos uma moradia ficar amontoada na outra, por exemplo”, diz a dona do barraco vermelho, fazendo questão de ressaltar, como os outros moradores, que a Ruy Frazão não é uma favela.

Assim como Sulamita, a maioria dos ocupantes vivia de aluguel em favelas na Região Metropolitana do Recife ou em casa de parentes. Antes da ocupação, houve um cadastramento para decidir quantas e quais famílias participariam. Foi uma iniciativa do Movimento de Libertação dos Bairros, Vilas e Favelas, iniciando a procura por candidatos há sete meses.

Quando as 350 famílias foram selecionadas, passaram por um trabalho de disciplina para entender o regulamento da Comunidade Ruy Frazão. Os moradores deveriam entender que não poderiam consumir bebidas alcoólicas, usar drogas, brigar ou praticar violência doméstica. Caso não cumpra as regras, a família perde o cadastro.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.