Concessionárias de seminovos do estado serão beneficiadas com isenção do ICMS
Se as montadoras de veículos e clientes de todo o país comemoraram a prorrogação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para carros novos, válida até o fim de outubro, as concessionárias de usados vêm se queixando há meses de queda nas vendas. E um dos motivos seria justamente a falta de competitividade gerada pela isenção do tributo para automóveis 1.0, em vigor desde o dia 22 de maio.
A boa nova para o setor é que, na próxima segunda-feira (24), as revendas de seminovos de Pernambuco serão contempladas com o anúncio de isenção do pagamento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na venda de carros usados.
A desoneração virá por decreto assinado pelo governador Eduardo Campos em solenidade no Centro de Convenções, onde funciona a sede provisória do governo, às 15h.
Em nota, a Associação de Revendedores de Veículos de Pernambuco (Assovepe) informou que a briga pela desoneração começou em 1994, quando a Secretaria da Fazenda reduziu de 3,4% para 1% a alíquota da base de cálculo. No ano passado, representantes da entidade teriam iniciado as conversações com o secretário da Fazenda, Paulo Câmara, no intuito de zerar a cobrança do imposto sobre os seminovos. A entidade e tampouco o governo adiantaram se haverá qualquer reflexo sobre o preço final dos veículos à venda.
De acordo com a pesquisa no fim de agosto pela Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE), o faturamento das concessionárias – apesar do incentivo do IPI – caiu 9% frente a julho do ano passado, revelando um recuo acima de 15% em 2012. Parte desse desempenho negativo deve-se à queda nas vendas das revendas de usados. Para enfrentar o desaquecimento do mercado, os revendedores teriam reduzido as suas margens de lucro, comprometidas por conta da queda entre 7% e 10% do valor médio dos carros zero com motores entre mil e duas mil cilindradas.
Por outro lado, o último mês foi de recorde em vendas para carros novos. Em todo o estado, 12.420 autos e comerciais leves (que incluem picapes, SUVs) foram vendidos nas concessionárias em agosto. Levando-se em consideração apenas a Região Metropolitana do Recife (RMR), foram comercializados, no mês, 9.604 autos e comerciais leves, o que dá uma média de 417 emplacamentos a cada dia útil. Tudo graças à redução do IPI, que levou os consumidores a antecipar a compra do carro 0km.
Fonte: Diário de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário