Confrontos com moradores recomeçam no Pinheirinho e polícia usa bala de borracha e bombas de efeito moral

Os confrontos no Pinheirinho, em São José dos Campos, foram retomados na manhã desta segunda-feira (23). Por volta das 9h, moradores voltaram para as ruas em protesto contra a desocupação da área.

Durante a manifestação, eles atiraram pedras e pedaços de madeira contra a polícia, que revidou com balas de borracha e bomba de efeito moral.  A PM está em uma das principais avenidas da cidade tentando conter os manifestantes.

Durante a madrugada, vários novos focos de incêndio e diversos locais foram saqueados. Entre os locais atingidos estavam uma biblioteca, uma lotérica, a padaria de um vereador e uma escola. Até esta manhã, 15 pessoas haviam sido presas.

A desocupação retirou cerca de 1.600 famílias que moravam irregularmente na região. Cerca de 350 famílias estão alojadas em um ginásio da cidade. Homens e mulheres foram separados em galpões diferentes, e as crianças encaminhadas ao Conselho Tutelar. Muitas pessoas passaram a noite em casas de familiares.

De acordo com PM, algumas pessoas devem voltar ao local para retirar pertences. 

Entenda o caso

Após um dia de intensos confrontos com moradores da comunidade de Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), a Polícia Militar afirmou ter concluído, na noite de domingo (22), a operação para a retirada de cerca de 1.600 famílias que moravam irregularmente em um terreno privado.

A ação de reintegração de posse terminou com pelo menos 15 presos e uma pessoa ficou ferida. Ao todo, 2.000 policiais, 220 viaturas, cem cavalos, 40 cães e 300 agentes da prefeitura participam da operação para retirar os moradores do local.

As famílias foram encaminhadas a oito abrigos, onde devem permanecer por tempo indeterminado, informou a Prefeitura de São José dos Campos.

O terreno, ocupado desde 2004, pertence à empresa Selecta, do empresário Naji Nahas, preso em 2008 durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, por suspeita de corrupção – o que ele negou, na época.

Um juiz do TRF (Tribunal Regional Federal) chegou a determinar a suspensão da retirada das famílias, mas o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) concedeu uma decisão mantendo a reintegração de posse. A ordem de reintegração de posse foi assinada pela juíza Márcia Loureiro, da 6ª Vara Cível de São José dos Campos, quando negociações de acordo para regularização da área já haviam sido iniciadas entre os governos federal, estadual e municipal.

Entretanto, a retirada da população não ocorreu de forma pacífica. Os moradores resistiram e entraram em confronto com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal, ateando fogo a um veículo da TV Vanguarda e montando barricadas nas ruas.

Na manhã de domingo, uma pessoa foi baleada ao tentar invadir o Centro Poliesportivo Campo dos Alemães, que fica na frente do terreno. De acordo com a prefeitura, o homem – cuja identidade não foi revelada – passou por cirurgia e seu quadro é estável.

Segundo a prefeitura, os moradores estão sendo auxiliados por assistentes sociais, responsáveis pelo cadastramento das famílias.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.