Congresso aborda a reinvenção do jornalismo com as mídias digitais
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
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As novas tecnologias no contexto das coberturas jornalísticas com o uso das redes sociais na divulgação da informação e o exercício profissional dominaram os debates na manhã deste sábado (30), último dia do 7° Congresso Estadual de Jornalistas, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope). O evento está ocorrendo desde ontem no auditório Capiba do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), nas Graças.
Profissionais e estudantes de jornalismo debateram as mudanças atuais que estão ocorrendo no mercado da informação e a adaptação para as várias mídias e o público leitor. Um dos destaques nos temas direcionados ao jornalismo e tecnologia da mesa redonda foram as novas plataformas de interação e as condições de trabalho da categoria, em constante processo de reformulação e adaptação às demandas empresariais e da informação.
A mesa de palestrantes contou com a participação de profissionais renomados na área, como Roseann Kennedy (Rádio CBN), Mônica Paula (Instituto Internacional de Ciências Sociais), Juliano Domingues (Unicap), Sérgio Miguel Buarque (Diario de Pernambuco), Laurindo Ferreira (Jornal do Commercio) e Tárcio Fonseca (Folha de Pernambuco). Ontem, o diretor de jornalismo do portal IG, Luciano Suassuna, abriu o congresso com o painel “Jornalismo e mídias digitais”.
No primeiro bloco de hoje, o tema “Novas tecnologias, sinergia e o contexto profissional” buscou apresentar aos participantes a necessidade de reciclagem e adaptação dos novos perfis profissionais diante quantidade, rapidez e credibilidade das informações que chegam aos leitores de diferentes mídias, como rádio, TV, internet e jornal impresso. Além disso, as apresentações procuraram abrir um leque de discussões sobre a integração das plataformas e dos desafios das empresas e profissionais em direcionar informações específicas.
Para Mônica Paula, representante do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), umas das questões principais está justamente no exercício diário de mesclar diferentes mídias com o planejamento necessário para ajustar as coberturas jornalísticas. “Hoje, mais do que nunca, os profissionais precisam estar em sinergia sobre a importância dos roteiros na produção, seja ela para o jornal impresso, rádio, TV ou internet, sem perder a qualidade e credibilidade”, pontuou.
O planejamento das coberturas nas várias plataformas multimídia, inclusive, também ganhou destaque. Na avaliação dos palestrantes, é possível agregar diferentes conhecimentos e estimular os profissionais a criarem materiais exclusivos para cada tipo de leitor. Segundo eles, atualmente o mercado consumidor de informação requer conteúdos específicos, o que diferencia as produções e fortalece as marcas.
“O mercado da informação atravessa uma transição constante e a reflexão precisa ser diária, uma vez que o público consumidor de notícias quer qualidade e credibilidade. Eventos como este são uma iniciativa importante para fortalecer a classe e estimular os novos profissionais”, ressaltou Mônica Paula. Na tarde de hoje, segunda e última parte do congresso, o destaque será o comentarista político e ex-ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, que abre o painel “Panorama do jornalismo brasileiro”, a partir das 14h.
Fonte: Diário de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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