Conselho Federal de Medicina libera cobrança para acompanhamento do parto

O Conselho Federal de Medicina (CFM) decidiu liberar a cobrança pelos médicos de acompanhamento do parto. Trata-se de um valor extra para garantir que o médico fique com a paciente de plano de saúde durante todo o trabalho de parto. Parecer da entidade avalia que essa prática não fere a ética nem caracteriza dupla cobrança. “O contrato do profissional com a operadora prevê o recebimento pelas consultas e pelo procedimento do parto em si – e não pelo acompanhamento”, afirmou o coordenador da Câmara Técnica do CFM que preparou o parecer, Gerson Zafalon.

Ele reconheceu, no entanto, ser difícil fazer a separação entre o acompanhamento e o trabalho de parto. A advogada do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Joana Cruz, considera a prática abusiva. “Se médicos estão descontentes com remuneração, devem negociar com operadoras, não obrigar pacientes a pagar por mais”. Ela afirma que, ao fazer um plano de saúde, a usuária pretende que todo o procedimento do parto seja garantido pelo plano. “Essa divisão, parto, acompanhamento do parto nunca existiu”, completou.

Uma alternativa, completa, seria a gestante cobrar o ressarcimento das operadoras do plano. Algo que Zafalon também recomendou. “As operadoras têm de arcar com todos os custos. Nem médico nem paciente têm de arcar com essa responsabilidade”, defendeu. Operadoras pagam em média R$ 250 pela cesárea e R$ 300 pelo parto normal, disse Zafalon. Um valor muito baixo, que não paga o trabalho de parto, acrescentou. “Eles chegam a durar 8, 10 horas.”

O CFM afirma que a cobrança pelo acompanhamento pode ajudar a reduzir os altos índices de cesárea registrados no País – em 2010, somente 18% dos partos na rede privada e conveniada foram normais. “O médico plantonista geralmente não se arrisca a estender o trabalho de parto, porque ele não conhece a paciente” disse Zafalon. Ele não admite, porém, que com essa liberação, apenas gestantes que pagarem pelo acompanhamento terão direito a um parto normal. “Pode haver entre médicos plantonistas aqueles que façam esse tipo de procedimento, que esperem o tempo necessário.”

O parecer do CFM foi feito a pedido da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), Arlindo Almeida, afirma que o parecer do CFM apenas formaliza uma prática que há tempos ocorre. “Médicos há tempos cobram de pacientes uma taxa extra para acompanhar o trabalho de parto, algo que acaba favorecendo o parto normal”, disse. Ele afirma não ser contrário à cobrança. “Tudo vai depender do que está definido no contrato.”

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) afirmou que vai avaliar o parecer feito pelo CFM. O documento foi feito a pedido da agência.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.