Construção civil enfrenta falta de mão de obra em Pernambuco

Em Pernambuco, a falta de mão de obra tem preocupado a indústria da construção civil. O setor está em expansão, mas as construtoras não conseguem contratar um número suficiente de pedreiros e serventes para atender às necessidades do mercado. Algumas empresas investem na formação de profissionais, promovendo cursos de capacitação.

Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre os empresários que encontram dificuldades com contratações, 94% não conseguem trabalhadores de nível básico, como pedreiros e serventes. Pernambuco está com muitos operários nos canteiros de obras – como nunca se viu em sua história. Em análise feita nos últimos cinco anos, os números impressionam. Em 2006, trabalharam na área da construção civil do estado 36,8 mil pessoas. No ano passado, até o mês de novembro, já haviam passado 125,4 mil trabalhadores pelo setor.

Apesar desse crescimento, o número de profissionais ainda não é suficiente para atender à necessidade do mercado. Para os especialistas, é um reflexo do aquecimento da economia aqui do estado. Em um prédio de 32 andares que está sendo construído no Grande Recife, por exemplo, a previsão de entrega é o próximo mês de agosto. Para conseguir cumprir o prazo, a construtora está correndo atrás de pedreiros. “No momento, contamos com 15 pedreiros, mas o ideal seria que a gente tivesse mais cinco para atender ao cronograma”, afirmou o supervisor de obras, Ivan Moreira.

Para não atrasar as obras dos 20 prédios em construção, uma empresa investiu na terceirização de serviços e em tecnologia. A máquina que mistura a argamassa para o contrapiso faz o trabalho de até oito pedreiros. Mas a construtora se ressente da falta de profissionais e publicou anúncios com oferta de vagas de trabalho. “A gente tá colocando anúncios específicos, principalmente para pedreiros de fachada. Esse profissional está em escassez”, destacou o diretor da construtora, Sérgio Arruda.

As empresas também têm dificuldades em encontrar profissionais experientes. “Esse pessoal tem o curso e a capacitação, mas ainda não tem a experiência acumulada de outros profissionais da área. Há pessoas capacitadas, mas elas não têm o mesmo nível de produção e de qualidade de acabamento de produção dos que já militam na área há mais tempo”, explicou o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Construção Civil de Pernambuco (SindusCon), José Antônio de Lucas Simón.

Por conta disso, as próprias construtoras estão treinando os funcionários para trabalhar como pedreiros. José Cícero começou a trabalhar em uma empresa como servente e foi capacitado pelos engenheiros. Há oito meses, ele foi promovido a pedreiro. “O salário melhorou muito, agora a situação está bem melhor. Vai dar para ajudar a reformar a minha casa”, diz Cícero.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.