Convenções partidárias definem candidaturas para as eleições deste ano no país
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Termina neste sábado (30) o prazo legal para os partidos políticos brasileiros realizarem convenções para escolher quem são seus candidatos a prefeito, vice e vereador nas eleições municipais de outubro, assim como as coligações com outras legendas para a disputa.
Em pelo menos dez capitais, diversos partidos deixaram a realização do evento para o último dia por conta de indefinições nas coligações e candidaturas. Em Belo Horizonte, por exemplo, quatro siglas representativas realizam convenções neste sábado: PSB, PT, PMDB e PSDB.
O PSDB marcou a sua para o final da tarde, depois da realização de todas as outras, para definir se lança candidato próprio ou se apoia a chapa de outro partido, provavelmente a do atual prefeito que tenta a reeleição, Marcio Lacerda, do PSB.
Após as convenções, as legendas têm entre os dias 1º a 5 de julho para registrar nos cartórios eleitorais as chapas com os nomes dos candidatos a prefeito e vice, assim como as coligações e seus candidatos para as câmaras municipais.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o registro também pode ser feito pela internet.
São Paulo
Na capital paulista o PT, do pré-candidato Fernando Haddad, chega à sua convenção com o arco de alianças e a vice na chapa – Nádia Campeão, do PC do B – definidos, depois de uma pré-campanha tumultuada.
No dia 15 de junho, a deputada federal Luiza Erundina (PSB) foi confirmada como vice na chapa de Haddad. Após quatro dias ela desistiu da disputa, depois que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Haddad foram à casa do deputado federal Paulo Maluf (PP), rival histórico dos petistas em São Paulo, para anunciar a aliança entre PP e PT.
O PSB e o PC do B também realizam convenção hoje, para confirmar a participação na coligação liderada pelos petistas.
O PRB oficializará o nome de Celso Russomanno na disputa pela prefeitura, e o PTB confirmará o nome do advogado Luiz Flávio Borges D’Urso como vice na chapa de Russomanno.
Salvador
Na capital baiana, quatro siglas realizam suas convenções: PT, PP, PMDB, PSOL e PRB. Na sexta-feira (29), o PC do B decidiu retirar a candidatura da deputada federal Alice Portugal da disputa para integrar a chapa majoritária petista, que terá como candidato Nelson Pellegrino.
Recife
Deixaram a última hora a realização da convenção municipal no Recife o PPS, o PSDB e o PMDB, que na segunda-feira (25), já anunciou que vai apoiar a candidatura de Geraldo Júlio, do PSB. O PSDB não definiu ainda seu rumo na sucessão da capital pernambucana.
O deputado federal Daniel Coelho é pré-candidato, mas os tucanos ainda avaliam dar seu apoio ao postulante do DEM, deputado federal Mendonça Filho.
Fortaleza
Em Fortaleza, o PT deve oficializar neste sábado a chapa “puro sangue” na disputa municipal, encabeçada por Elmano de Freitas. A vice é a biofarmacêutica Maria da Penha, que dá nome à lei de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.
Além do PT, realizam suas convenções neste sábado PC do B e PSDB.
Natal
Na capital do Rio Grande do Norte, o PMDB deve oficializar hoje o nome de Hermano Morais, e o PSDB o nome de Rogério Marinho para a disputa pela prefeitura – ambos com poucas chances de chegar ao segundo turno.
Curitiba
O PPS realiza sua convenção em Curitiba neste sábado para anunciar o nome do deputado federal Rubens Bueno como vice na chapa de Luciano Ducci (PSB), que tentará reeleição. Além do PPS, PT e PSC também realizam convenções.
Cuiabá
A capital do Mato Grosso terá cinco convenções partidárias neste sábado: PSB, PT, PSDB, PMDB e PDT. O pré-candidato do PSB, Mauro Mendes, será anunciado e é o favorito na disputa, com 43% das intenções de voto, de acordo com pesquisa do Instituto Mark, divulgada nesta sexta-feira (29).
De acordo com a mesma pesquisa, o pré-candidato do PSDB, Guilherme Maluf, que também será anunciado neste sábado, aparece em segundo lugar, com 10% das intenções de voto na cidade.
Manaus
Em Manaus PMDB, PSDB, PT e PDT realizam sua convenção neste sábado. O senador Eduardo Braga (PMDB) anunciou na quarta-feira (27) que não será candidato, e que o PMDB irá apoiar Rebecca Garcia (PP).
PSDB e PT também negociavam até a noite de sexta-feira (29) o apoio à candidatura do PP.
Belo Horizonte
Na capital mineira, PSB, PT, PMDB e PSDB deixaram suas convenções para o último dia. O PSB lançará Marcio Lacerda, que tenta reeleição. O PT deve confirmar o apoio à Lacerda.
O PSDB espera o PSB e PT definirem se a coligação será proporcional nas candidaturas a vereador, o que não interessa aos tucanos. O PT quer a coligação proporcional com o PSB porque é fato que o partido que tem o prefeito como candidato recebe mais votos de legenda. Assim, se aproveitaria da vantagem que tem o PSB.
Por sua vez, o PSB não quer a aliança com o PT, porque deixaria de eleger três ou quatro vereadores, além dos três que tem hoje.
Já o PSDB não quer fazer aliança proporcional na coligação com o PSB na corrida para a Câmara –pois teme perder vereadores com a fórmula– mas também exige que o PT faça o mesmo.
Assim, o senador Aécio Neves, cacique nos tucanos mineiros, esperará a definição sobre a coligação do PSB e do PT para decidir se apoia Lacerda –afilhado político do senador– ou lança candidatura própria.
Fonte: Uol Notícias
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário