Convenções partidárias definem candidaturas para as eleições deste ano no país

Termina neste sábado (30) o prazo legal para os partidos políticos brasileiros realizarem convenções para escolher quem são seus candidatos a prefeito, vice e vereador nas eleições municipais de outubro, assim como as coligações com outras legendas para a disputa.

Em pelo menos dez capitais, diversos partidos deixaram a realização do evento para o último dia por conta de indefinições nas coligações e candidaturas. Em Belo Horizonte, por exemplo, quatro siglas representativas realizam convenções neste sábado: PSB, PT, PMDB e PSDB.

O PSDB marcou a sua para o final da tarde, depois da realização de todas as outras, para definir se lança candidato próprio ou se apoia a chapa de outro partido, provavelmente a do atual prefeito que tenta a reeleição, Marcio Lacerda, do PSB.

Após as convenções, as legendas têm entre os dias 1º a 5 de julho para registrar nos cartórios eleitorais as chapas com os nomes dos candidatos a prefeito e vice, assim como as coligações e seus candidatos para as câmaras municipais.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o registro também pode ser feito pela internet.

São Paulo

Na capital paulista o PT, do pré-candidato Fernando Haddad, chega à sua convenção com o arco de alianças e a vice na chapa – Nádia Campeão, do PC do B – definidos, depois de uma pré-campanha tumultuada.

No dia 15 de junho, a deputada federal Luiza Erundina (PSB) foi confirmada como vice na chapa de Haddad. Após quatro dias ela desistiu da disputa, depois que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Haddad foram à casa do deputado federal Paulo Maluf (PP), rival histórico dos petistas em São Paulo, para anunciar a aliança entre PP e PT.

O PSB e o PC do B também realizam convenção hoje, para confirmar a participação na coligação liderada pelos petistas.

O PRB oficializará o nome de Celso Russomanno na disputa pela prefeitura, e o PTB confirmará o nome do advogado Luiz Flávio Borges D’Urso como vice na chapa de Russomanno.

Salvador

Na capital baiana, quatro siglas realizam suas convenções: PT, PP, PMDB, PSOL e PRB. Na sexta-feira (29), o PC do B decidiu retirar a candidatura da deputada federal Alice Portugal da disputa para integrar a chapa majoritária petista, que terá como candidato Nelson Pellegrino.

Recife

Deixaram a última hora a realização da convenção municipal no Recife o PPS, o PSDB e o PMDB, que na segunda-feira (25), já anunciou que vai apoiar a candidatura de Geraldo Júlio, do PSB. O PSDB não definiu ainda seu rumo na sucessão da capital pernambucana.

O deputado federal Daniel Coelho é pré-candidato, mas os tucanos ainda avaliam dar seu apoio ao postulante do DEM, deputado federal Mendonça Filho.

Fortaleza

Em Fortaleza, o PT deve oficializar neste sábado a chapa “puro sangue” na disputa municipal, encabeçada por Elmano de Freitas. A vice é a biofarmacêutica Maria da Penha, que dá nome à lei de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

Além do PT, realizam suas convenções neste sábado PC do B e PSDB.

Natal

Na capital do Rio Grande do Norte, o PMDB deve oficializar hoje o nome de Hermano Morais, e o PSDB o nome de Rogério Marinho para a disputa pela prefeitura – ambos com poucas chances de chegar ao segundo turno.

Curitiba

O PPS realiza sua convenção em Curitiba neste sábado para anunciar o nome do deputado federal Rubens Bueno como vice na chapa de Luciano Ducci (PSB), que tentará reeleição. Além do PPS, PT e PSC também realizam convenções.

Cuiabá

A capital do Mato Grosso terá cinco convenções partidárias neste sábado: PSB, PT, PSDB, PMDB e PDT. O pré-candidato do PSB, Mauro Mendes, será anunciado e é o favorito na disputa, com 43% das intenções de voto, de acordo com pesquisa do Instituto Mark, divulgada nesta sexta-feira (29).

De acordo com a mesma pesquisa, o pré-candidato do PSDB, Guilherme Maluf, que também será anunciado neste sábado, aparece em segundo lugar, com 10% das intenções de voto na cidade.

Manaus

Em Manaus PMDB, PSDB, PT e PDT realizam sua convenção neste sábado. O senador Eduardo Braga (PMDB) anunciou na quarta-feira (27) que não será candidato, e que o PMDB irá apoiar Rebecca Garcia (PP).

PSDB e PT também negociavam até a noite de sexta-feira (29) o apoio à candidatura do PP.

Belo Horizonte

Na capital mineira, PSB, PT, PMDB e PSDB deixaram suas convenções para o último dia. O PSB lançará Marcio Lacerda, que tenta reeleição.  O PT deve confirmar o apoio à Lacerda.

O PSDB espera o PSB e PT definirem se a coligação será proporcional nas candidaturas a vereador, o que não interessa aos tucanos. O PT quer a coligação proporcional com o PSB porque é fato que o partido que tem o prefeito como candidato recebe mais votos de legenda. Assim, se aproveitaria da vantagem que tem o PSB.

Por sua vez, o PSB não quer a aliança com o PT, porque deixaria de eleger três ou quatro vereadores, além dos três que tem hoje.

Já o PSDB não quer fazer aliança proporcional na coligação com o PSB na corrida para a Câmara –pois teme perder vereadores com a fórmula–  mas também exige que o PT faça o mesmo.

Assim, o senador Aécio Neves, cacique nos tucanos mineiros, esperará a definição sobre a coligação do PSB e do PT para decidir se apoia Lacerda –afilhado político do senador– ou lança candidatura própria.

Fonte: Uol Notícias

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.