Copa do Mundo agregará 1 milhão de novos usuários à telefonia móvel
A Copa do Mundo de 2014 vai agregar à base de usuários de telefonia móvel do Brasil um milhão de novos clientes durante o evento, que farão, via roaming, ligações e conexões à internet pelo celular. A avaliação foi feita por Franco Bernabè, presidente da GSM Association, que reúne as operadoras móveis em todo o mundo. Para facilitar as conexões dos estrangeiros, 40 empresas da América Latina fecharam um acordo para permitir uma maior transparência nos custos das ligações feitas em roaming.
— Somente na última edição dos Jogos, em Londres, foram gerados 60GB/s (gigabytes por segundo) em dados. Nos próximos eventos, essa demanda vai aumentar. Em 2015, a banda larga móvel, com 3G e 4G, vai responder por 40% das conexões de internet na América Latina — disse Bernabè, que também preside a Telecom Italia, na manhã desta quarta-feira no Futurecom, no Rio.
Quarto maior mercado de telefonia do mundo, o Brasil, com mais de 260 milhões de linhas, vai ter um aumento de 33% no número de smartphones neste ano. Hoje, são 55 milhões de celulares inteligentes.
— E isso tudo vai elevar a demanda e o desafio de ampliar a capacidade de rede. Por isso, é preciso mais espectro, com novas frequências. Isso vai permitir que as empresas planejem seus investimentos. Vamos ter também mais desenvolvimento de softwares no Brasil, assim como novos aplicativos — ressaltou o executivo.
Nenhum comentário