Coreia do Norte aceita moratória e diz que vai suspender programa nuclear

A Coreia do Norte confirmou nesta quarta-feira (29) ter aceitado uma suspensão de seus testes nucleares, dos lançamentos de mísseis e do enriquecimento de combustível nuclear em troca de uma ajuda alimentar americana, segundo noticiou a imprensa oficial do país, a KCNA.

Segundo Pyongyang, Washington prometeu fornecer 240 mil toneladas de “ajuda alimentar” e estudar uma ajuda adicional durante as negociações em Pequim na semana passada.

O Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte confirmou o acordo em comunicado, dizendo que as negociações com os norte-americanos “ofereceram um espaço para uma discussão sincera e profunda” de medidas “para a construção e o progresso de uma relação de confiança”.

Os Estados Unidos fizeram um anúncio similar e afirmaram que a Coreia do Norte havia aceitado o estabelecimento de uma moratória sobre as atividades no complexo nuclear de Yongbyon.

A Coreia do Norte também aceitou o retorno de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para supervisionar a moratória, acrescentou a porta-voz da diplomacia americana, Victoria Nuland. Os Estados Unidos anunciaram ainda a retomada em breve de sua ajuda alimentar à Coreia do Norte.

Washington afirmou que “ainda tem profundas preocupações com o comportamento da Coreia do Norte em muitas áreas”, mas estes anúncios refletem “importantes, embora limitados, progressos” em alguns assuntos, indicou o Departamento de Estado.

Morte do ditador da Coreia do Norte

20.dez.2011 – Corpo do líder norte-coreano é velado no palácio de Kumsusan, nos arredores da capital da Coreia do Norte, Pyongyang KCNA/AP

O programa de enriquecimento, divulgado pela primeira vez em novembro de 2010, pode fornecer à Coreia do Norte um caminho alternativo para a fabricação de bombas atômicas, em adição ao seu programa de plutônio de longa data.

Histórico

A discussão realizada entre diplomatas norte-coreanos, norte-americanos e chineses, em Pequim, foi a primeira desde a morte do presidente Kim Jong-il –em dezembro do ano passado– que ficou 17 anos no poder. O cargo foi transmitido para o filho dele, King Jong-un.

Desde 2008, as negociações que envolvem as Coreias do Norte e do Sul, os Estados Unidos, a China, a Rússia e o Japão estavam suspensas. A China, principal aliado da Coreia do Norte, apelou para a retomada das negociações envolvendo os demais países.

A Coreia do Norte abandonou oficialmente as negociações em 6 de abril de 2009, um mês antes de ter feito o segundo teste nuclear. Pyongyang realizou testes nucleares em 2006 e 2009 e acredita-se que tenha plutônio em quantidade suficiente para produzir de seis a oito armas nucleares.

AIEA diz estar pronta para voltar

Com a decisão coreana de suspender os testes nucleares e o enriquecimento de urânio e permitir que inspetores visitem seu complexo nuclear Yongbyon, a agência nuclear da ONU, por meio do chefe do órgão, disse que está pronta para retornar à Coreia do Norte.

“Como já disse anteriormente, a agência tem um papel essencial em verificar o programa nuclear (da Coreia do Norte)”, disse o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, em comunicado.

“No aguardo de mais detalhes, estamos prontos para retornar a Yongbyon para assumir as atividades de monitoração a pedidos e com consentimento do Conselho Diretor da agência”, acrescentou ele, referindo-se ao órgão de 35 nações que se reúne na próxima semana.

Ele considerou a declaração dos EUA sobre as negociações recentes com a Coreia do Norte como “um passo importante adiante”.

Exercícios militares

No último domingo, a Coreia do Sul e os Estados Unidos deram início a um de seus maiores exercícios militares anuais em território sul-coreano apesar das ameaças da Coreia do Norte.

Cerca de 200 mil soldados sul-coreanos e 2.900 americanos participarão, até 9 de março, de uma série de simulações “de natureza defensiva” chamada “Key Resolve”. Os exercícios acontecerão nas bases do Exército dos EUA na Coreia do Sul, informou à Agência Efe um porta-voz do Comando das Forças Conjuntas de ambos os países (CFC).

Através de sua imprensa estatal, Pyongyang qualificou as manobras dos aliados como “uma violação imperdoável à soberania e à dignidade” da Coreia do Norte, que “está em período de luto” correspondente aos 100 dias posteriores à morte do líder Kim Jong-il.

No sábado, o governo da Coreia do Norte havia ameaçado começar uma “guerra santa” devido ao exercício dos aliados, que segundo o regime comunista representa uma “provocação”.

Por sua vez, o Comando das Forças Conjuntas insistiu que o “Key Resolve” é um exercício rotineiro que é realizado anualmente nesta época, e não mantém ligação alguma com as atuais circunstâncias internacionais. Além disso, a organização lembrou que observadores de Austrália, Canadá, Dinamarca, Noruega e Grã-Bretanha, membros do Comando da ONU, supervisionarão as manobras.

O país comunista, que está tecnicamente em guerra com o Sul apesar do armistício que interrompeu o conflito em 1953, poderia mostrar em público seus novos dispositivos militares durante uma grande marcha em 15 de abril para comemorar o centenário do nascimento do fundador do regime, Kim Il-sung.

(Com agências internacionais)

Fonte: UOL

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.