Coreia do Norte lança foguete de longo alcance

TV sul-coreana noticia sobre o lançamento de um foguete da vizinha Coreia do Norte. (Foto: Ahn Young-joon / AP Photo)Coreia do Norte lançou nesta quarta-feira (12) um foguete de longo alcance, informam as agências internacionais de notícias, com base na “Yonhap”.

O governo do Japão e o ministério sul-coreano da Defesa.também confirmaram o lançamento, que teria partido do litoral oeste da Coreia do Norte.

Os norte-coreanos dizem que o foguete carrega ao espaço um satélite. O lançamento marca o 100º aniversário do nascimento de Kim Il-Sung, fundador e “presidente eterno” da Coreia do Norte, avô do atual dirigente e pai do anterior.

O lançamento vinha sendo condenado por Estados UnidosCoreia do Sul, Japão e Rússia, que desconfiam que o evento é um teste para o desenvolvimento de um míssil balístico capaz de transportar uma ogiva nuclear.

A Coreia do Norte havia prorrogado o prazo para o lançamento de um foguete de longo alcance, após descobrir uma “deficiência técnica”. “Engenheiros encontraram uma deficiência técnica no módulo de controle de motor da primeira fase do foguete, que carrega o satélite, e decidiram prorrogar o período de lançamento do satélite até 29 de dezembro”, afirmara há uma semana um porta-voz da agência espacial norte-coreana, segundo a agência de notícias “KCNA”.

A Coreia do Norte está proibida de realizar teste nuclear ou com mísseis por resoluções da ONU impostas em 2006 e 2009, depois que o país realizou testes nucleares. Um terceiro lançamento de foguete, em abril, fracassou.

TV sul-coreana noticia sobre o lançamento de um foguete da vizinha Coreia do Norte. (Foto: Ahn Young-joon / AP Photo)

O regime comunista afirma que o foguete colocou em órbita um satélite civil de observação terrestre, mas a comunidade internacional garante que trata-se de um novo teste de míssil balístico, o que é proibido pelas sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU em 2006 e 2009.

Repercussões
O governo dos Estados Unidos considerou o lançamento “muito provocativo” e alertou que a ação desestabilizará a região, além de prejudicar os esforços de não proliferação em todo o mundo.

“O lançamento de hoje é um ato muito provocativo que ameaça a segurança da região, viola diretamente as resoluções 1718 e 1874 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, infringe as obrigações internacionais da Coreia do Norte e mina os esforços globais de não proliferação”, afirma em um comunicado o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Tommy Vietor.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também condenou o teste norte-coreano como um “ato provocativo” que viola as resoluções do Conselho de Segurança e ameaça ‘a estabilidade da região’.

“O secretário-geral está preocupado com as consequências negativas que este provocativo ato possa ter na paz e estabilidade da região”, afirmou o porta-voz de Ban, Martin Nesirky.

Ban, ex-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, disse que o ato de Pyongyang “é totalmente lamentável porque desafia o unificado e forte apelo da comunidade internacional”, completou o porta-voz.

Rússia também lamentou o lançamento.

“A Rússia lamenta profundamente o novo lançamento de um foguete realizado pela Coreia do Norte, desafiando a opinião internacional, incluindo os apelos de Moscou”, afirma uma nota oficial do ministério das Relações Exteriores.

“Este lançamento não ajudará a fortalecer a estabilidade e terá um efeito negativo sobre a situação na região”, completa a nota, que chama o teste de “inaceitável” por violar a resolução 1874 do Conselho de Segurança da ONU que proíbe Pyongyang de utilizar tecnologia de mísseis balísticos nos disparos de foguetes.

A China também criticou a atitude da Coreia do Norte.

“Nós lamentamos o lançamento realizado pela Coreia do Norte, apesar das graves inquietações da comunidade internacional”, declarou o porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei.

“A China afirma que o enfoque fundamental para garantir a paz e a estabilidade na Península Coreana deve ser encontrado por meio do diálogo. Esperamos que as partes envolvidas mantenham a calma”, disse.

“A Coreia do Norte tem o direito de utilizar o espaço com fins pacíficos, mas também está submetida a restrições em virtude das resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, afirmou Hong Lei.

Trajeto
A agência sul-coreana Yohap confirmou que “o lançamento foi bem sucedido e o foguete de longo alcance completou seus três estágios, como estava previsto”.

“Os estágios do foguete caíram nas zonas anunciadas e o lançamento, aparentemente, foi bem sucedido”, destacaram militares sul-coreanos.

Segundo a Yonhap, o foguete foi lançado do centro espacial Sohae às 09h51 local (22h51 Brasília de terça).

O governo japonês informou que o foguete passou sobre a ilha de Okinawa, mas não foi interceptado pela defesa antiaérea local.

“O míssil que a Coreia do Norte chama de ‘satélite’ (…) passou sobre Okinawa às 10H01. Não ativamos qualquer interceptação”, explicou o gabinete do primeiro-ministro japonês.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)


Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.