Corrida para lembrar importância da realização da mamografia
Moradores de Petrolina, no Sertão, vão correr contra o câncer de mama. Acontecem até a próxima terça (16) as inscrições para a I Corrida e Caminhada do Outubro Rosa. No domingo (21), a ação promovida pelo Centro de Oncologia da APAMI (Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância) sai às 17h da Orla da cidade. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância de práticas de vida saudáveis, bem como a necessidade da realização da mamografia em mulheres a partir dos 35 anos.
A prova terá uma duração máxima de duas horas e serão disponibilizados três percursos: 2Km, 5Km e 10km. Para as pessoas com necessidades especiais haverá a distribuição pelas seguintes categorias: cadeirante, deficiência visual, deficiente físico andante membro inferior e deficiência intelectual. Durante o percurso haverá à disposição dos participantes um carro com médico para atendimento de urgência, 4 pontos de água, sinalização de quilometragem, banheiros químicos e kit energético com frutas e sucos.
A taxa de participação é R$ 20 e todo o dinheiro que for arrecadado será direcionado para as ações do Centro de Oncologia. Os participantes vão receber camisa e um chip, que será colocado no tênis e vai permitir toda a segurança no resultado da corrida. Menores de idade só poderão participar mediante a autorização comprovada dos pais/responsáveis. A expectativa é de que mil pessoas sejam inscritas para a corrida e a caminhada.
Interessados podem se inscrever nos seguintes locais: Sesc Petrolina (das 9 às 20h); Lojas Mauricatu, na Eco Center (8 às 18h), APAMI ( das 8 às 12h e das 14h às 17), Academia Conexão (6h às 12h e das 14h às 22h). Em Juazeiro, na academia Lotus (05 às 21h).
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2012, no Brasil serão registrados 52.500 novos casos de câncer de mama. Este é o tipo de câncer mais comum entre mulheres no país. A mamografia pode detectar precocemente a presença de células cancerígenas, o que possibilita a adoção imediata de tratamento.
Fonte: JC online
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário