Crédito desacelera em abril e inadimplência sobe–BC
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O crescimento do estoque de crédito no Brasil desacelerou em abril, enquanto a inadimplência voltou a subir no período, aproximando-se do recorde histórico, mostrou o Banco Central nesta sexta-feira.
O total de crédito disponibilizado pelo sistema financeiro no país subiu 1,2 por cento no mês passado, chegando a 49,6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), ou 2,1 trilhões de reais. Em março, segundo os dados mais atualizados, o estoque havia crescido 1,89 por cento.
Em 12 meses, o crescimento do crédito ficou em 18,1 por cento em abril. A previsão do BC é de que o estoque avançará 15 por cento neste ano.
Dados divulgados pelo BC mostraram ainda que a inadimplência ficou em 5,8 por cento no mês passado, maior do que março, quando ficou em 5,7 por cento. O recorde histórico ocorreu em agosto de 2009, quando o calote médio ficou em 5,85 por cento, de acordo com a série histórica disponibilizada pelo BC.
Em março, a inadimplência havia recuado um pouco sobre o mês anterior, de 5,8 por cento em fevereiro para 5,7 por cento.
Para pessoa física, a inadimplência atingiu 7,6 por cento em abril, maior desde dezembro de 2009, quando estava em 7,71 por cento. O calote de empresas ficou em 4,1 por cento no mês passado, estável desde fevereiro.
A inadimplência em financiamentos de automóveis voltou a bater recorde, ainda segundo o BC, chegando a 5,9 por cento em abril, superando a marca anterior de 5,7 por cento que havia sido atingida em março. O BC reafirmou ainda que o spread atingiu 26,5 pontos percentuais em abril, contra 28 pontos no mês anterior.
Fonte: Reuters
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário