Crise prejudicou integração financeira na zona do euro
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Os mercados financeiros da zona do euro tornaram-se mais nacionalistas no ano passado, na medida em que a crise de dívida soberana espalhou desconfiança entre os bancos, disse o Banco Central Europeu (BCE) nesta quinta-feira. A instituição acrescentou, porém, que este ano começou com um compasso melhor.
— Desde 2007, e particularmente depois da intensificação da crise do mercado de bônus soberano europeu durante 2011, a integração financeira na Europa desacelerou consideravelmente, disse o relatório anual do BCE sobre integração financeira na Europa.
— Esse desenvolvimento está em contraste com o progresso constante na integração financeira observado nos 25 anos anteriores.
O relatório acrescentou, contudo que as duas ofertas de recursos baratos de longo prazo melhoraram a situação neste ano.
— Depois da virada do ano, e especialmente depois da alocação da segunda operação do BCE de refinanciamento de 3 anos, os indicadores de integração financeira têm mostrado sinais de melhora.
O BCE disse que tanto os mercados de dinheiro com garantia como os de dinheiro sem garantia deterioraram-se cada vez mais no ano passado, especialmente através das fronteiras, prejudicados pela crise da dívida.
— A precificação do risco tornou-se muito mais dependente da origem geográfica, tanto da contraparte como da colateral, em particular quando essas eram do mesmo país, contribuindo, portanto, para a segmentação adicional do mercado monetário, disse o relatório.
Os mercados de bônus também passaram por tensões severas, especialmente os mercados de bônus soberanos, mas também os de bônus corporativos ficaram tensos e dependentes dos acontecimentos em seus países de origem, disse o BCE.
Fonte: Correio do Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário