Cuidado com a lista de material escolar

O fim do ano se aproxima e, com ele, surgem vários gastos extras. Para os que têm filhos em idade escolar, a principal preocupação talvez seja o material didático para o próximo ano letivo. A lista, em geral, é extensa e dispendiosa – isso quando não inclui itens que não deveria estar ali. Para garantir que nada seja cobrado além do necessário, o Procon fiscaliza as escolas particulares e recebe denúncia dos pais que se sentirem lesados.

O coordenador geral do Procon-PE, José Rangel, aponta que es­te período já traz muitos gas­tos e, portanto, os colégios devem dar oportunidade aos pais de se programarem. Quando uma escola não permite ao responsável escolher o material mais barato, isso é ilegal. “Se você tem uma lista fechada, passe para os pais para eles poderem fazer o melhor negócio”. Isso dá ao responsável a liberdade, inclusive, de reaproveitar materiais já utilizados por primos, irmãos, amigos, que estejam em bom estado – até livros, desde que não haja nenhuma mudança didática na edição.

Ele destaca que é importante observar o que é de responsabilidade da escola e o que é do aluno: só deve ser comprado o que for de uso individual. Todo o resto tem que ser fornecido pelo centro de ensino e estar inserido no valor da mensalidade. Outro ponto de destaque, segundo Rangel, é que o estabelecimento pode sugerir materiais ou locais onde o cliente os encontra, mas nunca determinar marcas ou lojas específicas – a especificação só é permitida para o caso dos livros.

O coordenador assegura que a entrega da lista e a compra do material não precisam ser feitas integralmente no começo do ano. Além de dizer qual o material requerido, o colégio deve especificar quando será utilizado, para que o responsável possa programar a compra. “Se você só vai utilizar uma caixa de lápis de cor no segundo semestre, o pai pode comprar e entregar até dez dias antes do início da unidade em que ele for ser usado”, orienta.

Em caso de dúvida sobre o que é pedido na lista, o consumidor pode entrar em contato com o Procon, pelo número 0800 282 1512, que também serve para denunciar eventuais abusos. O órgão já está fiscalizando os colégios, mas o coordenador destaca que o melhor fiscal é o consumidor. “É importante que haja a denúncia. Muitas pessoas não apontam as irregularidades por medo que o filho sofra algum tipo de retaliação na escola”, aponta Rangel. Ele frisa que a escola flagrada cometendo abusos pode ser multada.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.