Defesa da memória da cidade parte da população

Atos públicos em defesas de edificações em risco não têm sido raros no Recife. O Edifício Caiçara, localizado na Avenida Boa Viagem, foi objeto de comoção popular com protesto e petição, o que gerou o início do processo de tombamento pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Recentemente, o Cais José Estelita também foi palco de manifestações por causa da possibilidade de seus armazéns serem derrubados para a construção de treze torres, idealizadas no projeto Novo Recife.

Em meio a discussões sobre a preservação da memória da cidade, algumas dúvidas existem: como a população civil deve declarar seu desejo de transformar um bem privado em patrimônio público? Até que ponto o proprietário do imóvel pode interferir por se sentir prejudicado?

Qualquer pessoa pode ajudar a decidir o que é patrimônio público. Cidadãos, instituições e grupos civis organizados podem propor o tombamento e a preservação de bens privados, se for entendido por eles que tal local representa parte da identidade, história ou cultura da cidade e de sua população.

É possível pedir a preservação do imóvel em três esferas: municipal, estadual e federal. O caminho de iniciativa popular em todas é bastante parecido: deve-se enviar proposta, com descrição detalhada do bem (endereço, delimitação da área, nome do proprietário, caracterização) e razões de seu tombamento para o órgão responsável, que realiza estudo do caso e analisa sua importância histórica e cultural. A Secretaria da Cultura é a responsável a nível municipal, a Fundarpe a nível estadual e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a nível federal.

Na esfera municipal do Recife não existe tombamento, mas a classificação do bem como Imóvel Especial de Preservação (IEP). Apesar de não haver inscrição no Livro do Tombo, o efeito é muito similar: caso haja reconhecimento de seu valor para a identidade do Recife, fica proibida a destruição ou alteração de sua estrutura.

Direitos do proprietário

Quando o proprietário é notificado sobre o tombamento de seu patrimônio, ele tem a possibilidade de contestar o processo. Seu pedido de análise será estudado, mas já que pedidos de preservação refletem o interesse coletivo, isso não significa a paralisação da ação.

Se o bem for tombado, ele não deixa de pertencer a seu proprietário. O dono do imóvel que é declarado como patrimônio não pode descaracterizá-lo ou destruí-lo, mas possui seus direitos de posse, podendo, por exemplo, vendê-lo ou alugá-lo.

Há ainda a possibilidade de incentivos fiscais. Caso o bem seja tombado pelo Iphan, a dedução fiscal pode chegar a 80% do valor gasto com manutenção e restauração do imóvel. Em nível municipal, é possível pedir a isenção total ou parcial do IPTU.

O Estado não é responsável pela tributação imobiliária, logo, em nível estadual, não existe essa dedução. No entanto, anualmente, existe a oferta de recursos para bens tombados com o edital do Funcultura em Pernambuco.

asos de movimentação sobre Direitos Urbanos do Recife

Caiçara

O Edifício Caiçara, construído na década de 40, contém três pavimentos e ainda sobrevive em meio aos espigões da orla da Boa Viagem. Em estilo neocolonial tardio, o pequeno prédio de seis apartamentos é alvo de disputa entre representantes da população civil que desejam preservá-lo e especulação imobiliária, que pretende construir um novo empreendimento em seu lugar.

Em setembro de 2011 foi criada uma petição virtual, que, atualmente, conta com 1529 assinaturas. O protesto afirma que “demoli-lo seria destruir um pedaço da memória da cidade”. Além do abaixo- assinado, membros do movimento Salve o Caiçara entregaram para Fernando Duarte, Secretário da Cultura, documento com solicitação do tombamento.

Augusto Paashaus, assessor jurídico da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), comenta o andamento do caso. “O tombamento do Edifício Caiçara está em processo conforme a legislação estadual. A primeira fase, que foi a entrega do pedido de tombamento ao secretário, foi deferida e publicada no Diário Oficial. A segunda fase, que é a notificação dos proprietários via cartório, está em andamento”. Ele explica que após a notificação
há um prazo de trinta dias para anuir ou contestar o tombamento. “Já recebi uma contestação”, afirma. “Infelizmente não há prazo para a finalização do caso. Processos judicias são lentos”. Augusto diz acreditar que devam haver mudanças na legislação na área de preservação do patrimônio. “Só assim daremos celeridade ao processo”.

Ocupe Estelita

O movimento em prol da preservação dos armazéns do Cais José Estelita também teve grande força na internet. A petição contra o projeto Novo Recife, hoje com 3520 assinaturas, foi um dos meios de mobilização utilizados pelo contrários à demolição. Manifestações presenciais que se dispuseram a criar espaços de convívio no entorno do Cais – destino que os manifestantes acreditam que deva ser dado aos armazéns – chamaram atenção para a causa.

Para obter mais informações:

Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC), Secretaria da Cultura
Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife
(81) 3355.6291 / 3355.6290

Fundarpe
Rua da Aurora, 463/469, 2° andar, Boa Vista
(81) 3184-3000

Iphan
Palácio da Soledade – Rua Oliveira Lima, nº824, Boa Vista
[email protected]
(81) 3228-3011

Fonte: Diário de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.