DEM abre processo de expulsão de Demóstenes hoje
O Democratas vai abrir nesta terça-feira (3) um processo disciplinar para expulsar o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) do partido por quebra de decoro e desvio de conduta ética.
O partido decidiu depois de reunião na casa do presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN). Estavam presentes o deputado ACM Neto (DEM-BA), o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) e o vice-governador de Goiás, José Elton.
— O partido se reuniu e o incômodo partidário é um fato que está posto, a Casa, o Senado como um todo está em xeque, mas quem mais está em xeque é a formulação programática do partido, a conduta partidária do Democratas, que não convive com a perda do padrão ético. Por essa razão é que nós estamos oficiando ao senador […] por desvio reiterado de conduta partidária estamos abrindo um processo de expulsão do senador.
De acordo com Agripino, o prazo dado ao senador para manifestar e se explicar ao partido vale até a manhã desta terça. No entanto, Demóstenes disse às lideranças do DEM que não iria se encontrar com eles pois estava reunido com os advogados e ainda não tinha uma resposta para apresentar ao partido.
Com isso, o partido abre o processo de expulsão nesta terça, quando o senador goiano será comunicado e, a partir de então, ele terá uma semana para apresentar uma defesa.
— Acabou o prazo e não foi apresentada defesa nenhuma. Como não foi apresentada defesa nenhuma nós estamos tomando uma iniciativa. Eles estiveram com ele e não houve nenhuma definição no que diz respeito a prazo, anuncio de um pronunciamento no Senado, de defesa contundente..
Agripino disse ainda que o processo é uma “formalidade”. Segundo ele, “dificilmente o partido não tomará essa posição”, se referindo à expulsão de Demóstenes.
O líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), disse que o partido está decepcionado com a ausência do senador e falta de explicações para as denúncias.
– Foi dado o prazo ao senador Demóstenes, se nesse prazo ele se manteve em silêncio, a responsabilidade foi dele. O clima no partido é muito ruim. O partido está perplexo com a quantidade de denúncias que apareceram envolvendo o senador Demóstenes Torres.
De acordo com o líder, o DEM não vai “passar a mão na cabeça” de quem erra, e vai agir e punir o senador caso ele não consiga se defender.
– Eu acho que já passou da hora do senador se manifestar. Esse é um desejo do Democratas, do partido dele, e também, eu entendo, que do Congresso Nacional e da sociedade brasileira.
Expulsão
Caso o senador seja expulso do partido, ele continua exercendo o mandato como um senador sem partido. Ele só perde o mandato caso o Conselho de Ética considere que houve quebra de decoro e em plenário os senadores votem pela cassação de Demóstenes.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário