Depois dos médicos, Coren determina interdição ética do exercício da enfermagem no Samu
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Um dia após o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) determinar a interdição ética do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Petrolina, a presidência do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren/PE) interditou eticamente, a partir da 0h desta sexta-feira (14), o exercício da enfermagem no Samu, em decorrência da insuficiência de enfermeiros, e de condições mínimas de trabalho e estrutura de serviço, até que sejam atendidos os preceitos legais inerentes à enfermagem e a legislação da saúde. A decisão é assinada pela presidente do Coren-PE, Simone Florentino Diniz.
A interdição ética é uma suspensão da atividade profissional médica, de caráter provisório ou definitivo, a ser utilizada excepcionalmente para proteger a boa prática médica e o direito do cidadão. Após o Ato de Interdição nenhum médico e enfermeiro poderá trabalhar no SAMU, sob pena de descumprimento de Resoluções dos respectivos conselhos.
O Cremepe realizou nos dias 29 e 30 de novembro fiscalização na sede do SAMU Petrolina e constatou o descumprimento da Resolução CFM Nº 1.671/03, que dispõe sobre a regulamentação do atendimento pré-hospitalar e dá outras providências. O Coren também constatou irregularidades, ressaltando que, até o dia 13 de dezembro, não houve qualquer manifestação por parte da Secretaria de Saúde sobre as irregularidades apontadas no relatório de fiscalização.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário