Deputado Gonzaga Patriota reitera apoio ao Movimento S.O.S SAMU de Petrolina
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Após passar o final de semana em Petrolina e constatar os problemas envolvendo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), subiu na Tribuna, nesta segunda-feira (19), para criticar o fechamento do SAMU de Petrolina.
Na manhã da última segunda-feira (11), os servidores do SAMU Petrolina fizeram um protesto contra o fechamento do serviço SAMU 192 o que deixará a população petrolinense da sede e do interior, sem esse atendimento. Conforme informações colhidas durante o protesto o coordenador Thiago Acioly teria recebido ordem da secretária de saúde, Lúcia Giesta Soares, para desmontar a USA (Unidade de Suporte Avançado) responsável pelo atendimento de urgência com médico e enfermeiro o que difere dos demais atendimentos com técnicos de enfermagem para atendimentos de menor gravidade.
O motivo alegado pela secretaria seria de que o carro que abriga a unidade estaria indo para a revisão. Os servidores protestam dizendo que os equipamentos poderiam ser montados em outro veiculo e o serviço não precisaria ser interrompido. O Vice-presidente do SINDSEMP e membro do Conselho Municipal de Saúde, Walber Lins, informou que “é uma preocupação principalmente em relação à população que ficará desassistida em relação a condição de urgência eles não tem como prestar esse serviço à população.
A Unidade de Suporte Avançado o SAMU (USA) é composta por um médico e um enfermeiro, que foi desmontada em Petrolina e o serviço básico, que ainda está disponível à população, é acompanhado por um técnico e um enfermeiro. Walber Luiz pediu o apoio ao Conselho Municipal de Saúde, Poder Executivo, Poder Legislativo, Ministério Público, dos Conselhos de Medicina, de Enfermagem, para reverter essa situação que é grave, visto que o serviço corre o risco de ser descredenciado da cidade e tomar uma proporção desnecessária para Petrolina.
O deputado Gonzaga Patriota lamentou a situação e reiterou o seu apoio ao movimento.
“Em função de toda essa problemática foi criado o Movimento “S.O. S SAMU”. Na última sexta feira a sociedade petrolinense foi surpreendida ao saber que médicos e enfermeiros receberam as cartas de demissões e a orientação para se afastarem do serviço. Com argumentos meramente financeiros que não condizem com a realidade, a gestão pública coloca a saúde da população de Petrolina em risco“, disse o parlamentar.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário