Deputados brigam por espaços de destaque na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Articulada por governistas e avalizada pelo governador Eduardo Campos (PSB), a chapa da futura mesa diretora da Assembleia Legislativa – que toma posse em 1º de fevereiro de 2013, com mandato até 2015 – assegura a terceira reeleição do presidente Guilherme Uchoa (PDT/foto) e do 1º secretário João Fernando Coutinho (PSB). Mas já começa a dar sinais de não ter a unanimidade da bancada governista.

A iniciativa vem enfrentando resistências à recondução de alguns deputados e gerando disputas internas entre os partidos pela indicação de nomes. Com a eleição marcada para 3 de dezembro, deputados admitem, nos bastidores, que a articulação pode exigir uma maior interferência do Palácio do Campo das Princesas, para evitar disputas no plenário.

Nem a recondução de Uchoa e Coutinho seria consenso. O próprio PSB não teria, na totalidade de seus dez parlamentares, assinado o documento de apoio a reeleição. “O líder do governo (Waldemar Borges, PSB) não assinou o documento de apoio à reeleição de Uchoa e Coutinho”, confidenciou um governista.

“Há quem fique reticente quando se pergunta se esses nomes estão consolidados”, confirma um segundo governista. Os cochichos de pé de orelha na Assembleia já não disfarçam embates internos nos partidos que compõem a atual mesa para a indicação dos nomes da próxima.

Sem vagas

A discórdia estaria no seio das duas maiores bancadas governistas – o PSB e o PTB, com mais de um deputado querendo a vaga. É o caso da 1ª vice-presidência, ocupada por Marcantônio Dourado, do PTB. O partido indicou Júlio Cavalcanti para o cargo, mas o atual ocupante reivindica a permanência, seguindo os exemplos de Uchoa e Coutinho.

Na 2ª vice-presidência, exercida pelo maior partido de oposição, o PSDB, com seis deputados, a vaga – hoje ocupada por Edson Vieira, que foi eleito prefeito de Santa Cruz do Capibaribe – seria dada a Claudiano Martins Filho. O atual líder da oposição, o tucano Antônio Moraes, inicialmente postulou, mas decidiu abrir mão.

O PSDB espera apenas o endosso do presidente nacional, Sérgio Guerra. “Toda unanimidade é burra”, afirmou outro governista, plagiando frase do polêmico escritor Nelson Rodrigues para reconhecer que há dissidências quanto à chapa palaciana.

Apesar de toda a influência do Palácio na composição, o interesse pelos cargos na mesa – que assegura mais verbas e mais cargos nos gabinetes – despertou a ambição até do quase sempre indiferente PT. Ocupante da 2ª secretaria, com o deputado Sérgio Leite, derrotado pelo PSB na disputa pela prefeitura de Paulista, a bancada petista já indicou André Campos, um dos escudeiros do prefeito do Recife, João da Costa, na prolongada guerra interna com o senador Humberto Costa e o ex-prefeito João Paulo.

André, porém, estaria reivindicando a 2ª vice-presidência. Já com relação à 4ª secretaria, estaria havendo uma disputa aberta. Eriberto Medeiros reivindica a manutenção do cargo nas mãos do PTC, mas o Palácio pretende transferir para o mais novo partido na base do governo, o PSD. O nome escolhido é Everaldo Cabral. O PTC diz que disputará a vaga em plenário.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.