Desfile do Ratha pela 1º vez no Recife
Agradecimentos e bençãos misturados à um clamor a tolerância religiosa. É isso que propõe o desfile do Ratha Yatra, que será promovido pela primeira vez em Recife pela comunidade Hare Krishna.
Enfeitado com muitas cores e flores, um carro de quatro metros de altura carregará estátuas de Krishna, em sua forma negra e sorridente, chamada de Jagannatha, e dos seus dois irmãos, Baladeva e Subhadra. Na frente da carruagem são presas duas cordas para que possa ser puxada pelos seguidores, enquanto são declamados mantras.
Segundo a tradição religiosa, aqueles que puxam a corda, recebem bençãos e purificações espirituais. O Ratha Yatra vai acontecer neste sábado, a partir das 10h, na Avenida Boa Viagem.
O ponto de partida será em frente ao Edifício Acaiaca. A caminhada segue até o II Jardim. Lá, será feita a distribuição de alimentos vegetarianos e terá uma palestra com Swami Dhanvantari, um dos líderes do templo Hare Krishna no Recife. Bandas de músicas com instrumentos tradicionais indianos também estarão presentes. O Ratha Yatra representa o momento que Deus, na forma de Jaganhatta, sai do seu templo e desfila pelas ruas distribuindo bençãos e sorrisos. Na Índia, o festival acontece anualmente e reúne cerca de 5 milhões de pessoas. O desfile acontece todos os anos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Roma e Amsterdã.
A historiadora Karuna Sindhu de Paula, 27 anos, é seguidora da religião desde que nasceu. Vai participar pela primeira vez do desfile. “Será um momento de purificação. É um movimento formado por pessoas que buscam a paz de espírito. A presença das imagens nos faz lembrar que elas estão sempre conosco”, disse. Karuna faz suas adorações no templo Hare Krishna todas as semanas, vestida com uma roupa típica hindu, a Sari. E também adora as imagens cantando os mantras diariamente em um altar construído em sua casa, onde todos os membros das família professam a mesma religião.
Religiosidade – O Hare Krishna é uma vertente do Vaishnavismo, corrente monoteísta do hinduísmo. O movimento foi trazido ao ocidente na metade do século passado pelo indiano Srila Prabhupada, considerado seu fundador, e difundido inicialmente nos Estados Unidos, onde estava sendo iniciado o movimento da contra-cultura hippie.
Entre suas crenças estão a alimentação vegetariana, considerada livre de sofrimentos, e a reencarnação. Além disso, os Hare Krishnas também acreditam que a comida alimenta não só o corpo, mas também o espiríto. Segundo a tradição, as estátuas estão vivas, então eles as prestam oferendas com comidas, incensos e lamparinas.
Serviço
Ratha Yatra Data: sábado, dia 8 de setembro Local: Avenida Boa Viagem, em frente ao Edifício Acaiaca. A caminhada segue até o 2° Jardim Hora: 10h
Saiba Mais
O Ratha Yatra foi realizado pela primeira vez for a da Índia, em 1968, na cidade de São Francisco, nos EUA Em Salvador, o Ratha Yatra costuma ser acompanhado de trio elétrico. Em São Paulo, é realizado em plena Avenida Paulista e, no Rio, na orla do Leblon Krishna (Deus) tem diversos nomes, que mudam de acordo com o tempo e o local do seu aparecimento. Cada deidade tem sua própria história Os mantras cantados pelos Hare Krishnas são na língua Sânscrita
O templo e Centro Cultural Hare Krishna de Recife tem rituais às 7h, 12h e 18h. E fica na Rua Bernardo Guimarães, 114, no Centro (próximo da Unicap) A roupa usadas por eles nas adorações são chamadas de Sari O Hare Krishna é uma vertente do Vaishnavismo, corrente monoteísta do hinduísmo.
Fonte: Diário de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário