Detentos de PE poderão ter sessões de cinema durante o Carnaval
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Em reivindicação a uma sugestão da Associação de Familiares e Amigos dos Libertos, Egressos e Presos de Pernambuco (Afalep-PE), o Programa Exibição de Cinema Social (Preciso) lança o projeto Carnaval no Cárcere. A ideia é que o evento seja gratuito e sem fins lucrativos. Ainda em análise pelo Governo do Estado, o evento visa contemplar uma unidade prisional da capital ou Região Metropolitana do Recife (RMR) a cada dia do Carnaval de 2012.
Com início no Sábado de Zé Pereira, seguindo até a Terça-feira Gorda, a ideia é exibir curtas metragens em uma programação com duração de até 150 minutos. “Já temos 25 filmes. Serão documentários, animação, ficção, experimental, todos digitais. Os que quiserem contribuir com vídeos na temática carnavalesca, podem enviar para o e-mail [email protected], que vamos selecionar”, disse o coordenador do Preciso, Francisco José de Moraes Pires.
Segundo ele, o evento não trará nenhum custo ao Estado e o material já foi enviado para apreciação da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). “O Cinema do Cárcere é uma medida de ressocialização, onde a gente vê os reclusos em contato com os familiares e até com a comunidade ao redor, como acontece no CineCreed. O espírito do evento é despertar para a reflexão do cotidiano. Dar um pouco de tranquilidade e atenuar as diversidades e agruras do cárcere”, esclareceu Francisco.
Segundo o superintendente de ressocialização, o coronel Fernando Melo, o material foi recebido e a Seres vê com bons olhos. “Pretendemos dar esse retorno o mais rápido. É um trabalho cultural bom para o sistema carcerário, e para a própria educação do apenado e possivelmente não haverá nenhuma dificuldade de nos engajarmos nesse projeto”, antecipou.
Cinema já é usado como forma de ressocialização no Centro de Reeducação da PM
Desde 2009, por três anos consecutivos, o Preciso realiza o CineCreed. O último evento aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de dezembro do ano passado e teve filmes de São Paulo, do Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, por exemplo. Ao todo, foram 49 filmes inscritos de 11 estados.
A última edição trouxe, de forma inédita em um estabelecimento prisional brasileiro, um mostra competitiva. “Uma comissão, formada espontaneamente pelos próprios internos, votaram nos filmes e foram eleitos e premiados os 1º, 2º e 3º lugares”, lembrou, o coordenador do Preciso, Francisco José de Moraes Pires. Segundo ele, participam do evento tanto os familiares quanto os moradores das comunidades próximas, entre elas Caetés I e II.
O Programa realiza ainda a Mostrajovem, a Oficina de Cinema Digital e Sessões Cineclubistas na unidade prisional militar do Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (Creed). Segundo ele, com essas atividades percebe-se relações mais amenas entre os reeducandos e a administração, e vice-versa; além da elevação da autoestima, redução significativa na violência psicológica, moral e física, entre outras mudanças.
Fonte: Folha PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário