Dia das Crianças será mais generoso este ano
O varejo na Região Metropolitana do Recife (RMR) deve ter um Dia das Crianças com 5% a mais de vendas que o ano passado. Cerca de 80% dos consumidores da RMR pretendem comprar presentes. Entre os locais escolhidos para fazer as compras, a internet cresceu na preferência de 5,49% em 2011 para 7,34% este ano, um aumento de 33%. Os dados são de um estudo divulgado ontem pela Federação de Comércio de Produtos, Bens e Serviços de Pernambuco (Fecomércio).
“A abertura de consumo de fim de ano começa com o Dia das Crianças. Com o 13º e a devolução do imposto de renda, as compras vão aumentar, atingindo o auge no Natal”, pondera o consultor econômico da Fecomércio, José Fernandes de Menezes.
Segundo ele, a expectativa é que o varejo da RMR feche o ano com crescimento de 5%, contra 6% de 2011. Para a Fecomércio, mesmo com a desaceleração, a estimativa é positiva, uma vez que o PIB do Estado também deve crescer menos em 2012.
Foram entrevistadas 464 pessoas residentes na RMR nas duas últimas semanas de setembro. Com idade média de 36 anos, os participantes são oriundos de todas as classes sociais.
Para presentear as crianças, pais, avós, tios e padrinhos estimam gastar, em média, R$ 178,85 com presentes – queda de 10,66% em relação a 2011. O decréscimo foi causado pela redução das pretensões de gasto das classes C e D no feriado, ainda que as classes A e B tenham aumentado suas expectativas de compra. “Essa queda na pretensão de gastos não é tão significativa. A tendência do consumidor é postergar os gastos maiores para o fim do ano”, explica Menezes.
Quando perguntados sobre os locais de compra dos presentes, menos entrevistados (41,30%) devem apelar para o comércio tradicional, como os do Centro do Recife, do que no ano passado (48,52%). “O preço nesses locais é mais em conta, mas o consumidor das classes emergentes, ainda que pretenda gastar menos, se permite alguns confortos”, explica José Fernandes. Neste ano, shoppings centers lideram as intenções compra, com 41,85% de menções.
A maioria dos consumidores pretende pagar os presentes com dinheiro – de 35,02% em 2011 para 53,8% neste ano. “É provável que haja endividamento no cartão para que eles prefiram outra opção”, afirma José Fernandes de Menezes.
Entre os itens que as crianças receberão de presente na próxima sexta, brinquedos lideram com 76,09%, seguidos de roupas (19,29%) e lazer (15, 49%).
Fonte: JC online
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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