Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida celebrado nesta sexta-feira

Os católicos brasileiros celebram, nesta sexta-feira (12), o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. Com uma igreja dedicada à santa, a comunidade da Vila do Ipsep, na zona sul do Recife, começa os festejos logo cedo. A partir das 5h haverá a alvorada festiva e a saída das comunidades em procissão. Às 6h está prevista o oficio da Imaculada Conceição. Já às 7h, haverá a celebração eucarística. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, preside missa às 10h.

A programação continua com a recitação do terço a partir das 12h, adoração ao Santíssimo Sacramento às 14h e, por fim, às 15h30 está programada a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida pelas ruas do Ipsep. A festa termina com show de Dudu do Acordeom, às 20h.

A devoção a Nossa Senhora Aparecida teve seu início em 1717, após os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves acharem uma imagem de Nossa Senhora da Conceição escura e sem a cabeça. Em seguida, os homens lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça. A retirada da imagem aconteceu depois de várias tentativas sem sucesso de conseguir pescados. Após encontrar a imagem da Virgem Maria, os homens encheram as redes de peixe.

A imagem ficou com Filipe durante anos. Depois foi deixada para o filho do pescador, que construiu um oratório para a santa, onde passou a receber vários devotos. No ano de 1734, o vigário de Guaratinguetá, em São Paulo, ergueu uma capela do alto do Morro dos Coqueiros aberta à visitação. Com o passar do tempo, o número de fieis foi crescendo e, em 1834, foi iniciada a construção de um templo maior – a atual Basílica Velha. No ano de 1894, chegou um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora “Aparecida” das águas.

O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Em 1929, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Padroeira do Brasil. Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus.

Em 11 de novembro de 1955, teve início a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Maior. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, transformando-se em “maior Santuário Mariano do mundo”.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.