Dia do Trabalhador terá Orquestra Sinfônica do Recife e convidados no Dona Lindu
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Um concerto sinfônico será apresentado nesta terça-feira (1º) em homenagem ao Dia do Trabalhador, no Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O evento, promovido pela Prefeitura do Recife, terá a Orquestra Sinfônica do Recife se apresentando com convidados, entre eles o pianista e compositor Nelson Ayres, nome importante na musica instrumental brasileira, e Marina De La Riva, cantora carioca com forte influência cubana, revelação feminina da MPB. O início das apresentações será às às 18h, ao ar livre, com o palco do Teatro Luiz Mendonça aberto para o pátio do parque.
No repertório do show, serão interpretadas músicas de Nelson Ayres e ainda composições de Vilas Lobos, Tom Jobim, Edu Lobo e Chico Buarque, sob regência do maestro Osman Giuseppe Gioia. “Nelson Ayres é um dos maiores arranjadores em termos de música popular sinfônica. Ele transita muito bem entre o popular sinfônico e o erudito, o que combina com a Orquestra Sinfônica do Recife. Ayres já se tornou um amigo da OSR, vem assinando vários arranjos para a orquestra. E Marina de La Riva já é muito querida do público pernambucano”, afirma o maestro.
De acordo com o Gioia, o concerto dedicado aos trabalhadores começa com as cirandas de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), maior expoente da música no Modernismo Nacional, executadas pela Orquestra. “Villa-Lobos foi uma fonte de inspiração para todos que vieram depois dele, inclusive influenciou muito Tom Jobim, que também iremos interpretar”, explica o maestro. Com arranjos de Nelson Ayres, a OSR interpretará “Nesta Rua”, “A Condessa” e “Passa-passa avião”. Também está no programa “Bachianas Brasileiras nº 4”, uma das composições da série na qual Villa-Lobos fundiu temas do folclore brasileiro às formas pré-clássicas no estilo do alemão Johann Sebastian Bach (1685 – 1750).
Depois, o pianista Nelson Ayres é convidado ao palco para apresentar músicas de sua autoria como “Perto do Coração” e “Veranico de Maio”, ao lado do baixista Thales Silveira e do baterista Enoque Pereira, instrumentistas da OSR. A cantora carioca Marina De La Riva também entra em cena para interpretar as músicas “O Circo Místico”, “Valsa dos Clowns”, e “A história de Lily Braun”, de Edu Lobo e Chico Buarque; e “Anos Dourados”, de Tom Jobim. Em castelhano, a cantora canta o bolero “Contigo Aprendi”, do mexicano Armando Manzanero, e “Desabafo”, do rei Roberto Carlos.
Com informações da assessoria da Prefeitura do Recife
Fonte: JC Online
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário