Dicas para economizar com o uniforme escolar dos filhos

Mesmo depois de já terem comprado os materiais escolares, as mochilas e as lancheiras, os pais ainda não estão totalmente livres dos gastos de início de ano com os filhos. Ainda faltam os uniformes. Se fizeram uma poupança para todas estas despesas, ótimo. Se não se planejaram e acabaram desembolsando mais do que esperavam com alguns dos itens, é bom tentar economizar nos demais.

Com a ajuda de consultores, o iG preparou sete dicas para tentar gastar o mínimo possível com os uniformes.

Coloque o nome dos filhos em todas as peças, principalmente nos agasalhos

1 – Faça uma vistoria do guarda-roupas de seus filhos
Antes de comprar os uniformes novos para seu filho, veja no guarda-roupas dele quais são as peças mais gastas, que ele mais usou no ano anterior, e as que parecem ter sido menos aproveitadas. Assim, você saberá o que é mais importante e gastará de acordo com as reais necessidades.

2 – Veja o que pode ser reformado e remodelado
Se seu filho ainda tem uniformes, mas está cansado dos modelos do ano passado, tente encontrar formas de remodelar as roupas para ele usar novamente.

Se a escola permitir, corte e ajuste as camisetas, incremente as calças – no caso das jeans, você pode colocar lantejoulas, por exemplo, e aumente as sais, com tules ou tecidos da moda. Peça ajuda para seu filho para saber quais os modelos favoritos dele e quais as tendências da moda.

3 – Troque os uniformes com outras mães
Seus filhos podem estar grandes demais – ou enjoados demais – das roupas deles, mas podem até gostar de usar os uniformes de crianças mais velhas. O mesmo acontece com os filhos dos outros.

4 – Ganhe dinheiro com os uniformes dos anos anteriores
Verifique se a loja dos uniformes de seu filho oferece algum desconto caso você leve as peças de anos anteriores. Outra opção é vender as roupas antigas em sites de compra e venda.

5 – Compre apenas o básico
Compre apenas as peças necessárias para que seu filho consiga ir para a escola nos primeiros dois meses. Depois disso, provavelmente os preços estarão mais baixos. Se não faz frio no início do ano, por exemplo, deixe para comprar os agasalhos mais para frente.

“Não vale a pena comprar de uma só vez tudo o que você acha que ele pode precisar no ano inteiro, pois a criança pode crescer nesse período,” diz Antonio de Azambuja Neto, professor de finanças da Universidade Guarulhos (UnG). Segundo ele, uma das melhores dicas para quem ainda precisa ir atrás dos uniformes escolares é deixar para comprar os moletons quando o inverno estiver se aproximando.

Além disso, é possível que a loja faça promoções após os primeiros meses de aulas. Na opinião do professor, três camisetas e duas calças ou bermudas são suficientes para a primeira compra.

Veja mais: Mensalidades sobem mais que a inflação e pais contestam

6 – Reforçe os joelhos e cotovelos
É difícil impedir que seu filho caia, ou se jogue no chão. Para não ter que repor calças com rasgos nos joelhos ou camisetas e agasalhos com rasgos nos cotovelos, vale a pena reforçar as peças com tecidos extras nesses dois locais.

7 – Coloque o nome do filho nas peças
Para não correr o risco de perder o uniforme, o ideal é identificar as peças colocando o nome completo dos filhos, principalmente nos agasalhos. “É muito comum a criança esquecer o casaco na escola. Sem o nome, depois fica difícil encontrar e identificar qual era a sua peça,” diz o professor da UnG.

Fonte: IG

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.