Dilma é a 18ª pessoa mais poderosa do mundo, segundo a ‘Forbes’

Dilma é a 18ª pessoa mais poderosa do mundoO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi apontado mais uma vez como a pessoa mais poderosa do mundo, seguido pela chanceler alemã, Angela Merkel, e pelo presidente russo, Vladimir Putin, segundo a lista publicada nesta quarta-feira (05) pela revista “Forbes”, na qual a presidente Dilma Rousseff aparece na 18ª posição.

O vencedor das eleições presidenciais americanas do mês passado lidera pelo segundo ano consecutivo este ranking por ser “o comandante-chefe do Exército mais poderoso do mundo e a cabeça da superpotência econômica e cultural”, afirma a publicação.

Obama, o “líder do mundo livre” de acordo com a “Forbes”, chegou ao posto mais alto da lista graças a sua contundente vitória eleitoral, embora “ainda enfrente grandes desafios, incluindo uma crise orçamentária, uma taxa de desemprego elevada e o renovado mal-estar no Oriente Médio”.

O segundo posto do ranking, para o qual se leva em conta a quantidade de população sobre a qual estas personalidades exercem seu poder, os recursos que controlam, o número de áreas que sua influência alcança e como a utilizam, é ocupado pela primeira vez pela alemã Angela Merkel.

A mulher mais poderosa do planeta é “a coluna vertebral dos 27 membros da União Europeia e leva o futuro do euro em suas costas”, diz a “Forbes”, que lembra que sua ferrenha defesa da austeridade como receita para lutar contra a crise de dívida “segue de pé” apesar das críticas que enfrenta.

Vladimir Putin ficou com a medalha de bronze, já que em março deste ano foi reeleito para ocupar por mais seis anos a presidência de seu país “após vários anos trocando de postos” com o primeiro-ministro Dmitri Medvedev (número 61 da lista).

Completam os dez primeiros lugares o fundador da Microsoft, Bill Gates; o papa Bento XVI; o presidente do Federal Reserve (Banco Central americano), Ben Bernanke; o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz Al-Saud; o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi; o novo líder chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

É preciso descer até a 11ª posição para encontrar o primeiro latino-americano deste lista, o magnata das telecomunicações e homem mais rico do planeta com uma fortuna de US$ 72 bilhões segundo a “Forbes”, o mexicano Carlos Slim.

A publicação lembra que o empresário não se limitou ao investimento no setor das telecomunicações, mas já conta também com participações em áreas tão diversas como a mineração, os bens imobiliários, o jornal “The New York Times” e até equipes de futebol no México e na Espanha.

O próximo latino-americano a aparecer neste ranking, na 18ª posição, é a presidente Dilma Rousseff, que dirige a sexta maior economia do mundo e, segundo a publicação, pôs “ênfase no fomento do empreendedorismo que inspirou uma nova geração de empresários”.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está 30 posições abaixo de Dilma (48º) graças a sua reeleição, enquanto no posto 49 está o líder chileno, o multimilionário Sebastián Piñera.

Os outros dois latino-americanos que conseguiram entrar na lista de 71 pessoas mais poderosas da “Forbes” são o recém eleito presidente do México, Enrique Peña Nieto (54º), e uma presença habitual do ranking, o narcotraficante mexicano Joaquín “El Chapo” Guzmán (63º).

Apenas seis mulheres estão no ranking – além das já citadas Dilma e Merkel, aparecem a presidente do Partido do Congresso da Índia, Sonia Gandhi (12ª), e a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, a francesa Christine Lagarde (38ª).

As outras duas mulheres escolhidas pela “Forbes” são a diretora geral da Organização Mundial da Saúde, a chinesa Margaret Chan (58ª), e a secretária de Saúde dos EUA, Kathleen Sebelius (68ª).

Na lista se destacam também o presidente francês, François Hollande (14º); o multimilionário investidor americano Warren Buffett (15º); o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg (16º); o fundador do Google, Larry Page (20º), e o jovem criador da rede social Facebook, Mark Zuckerberg (25º).

Outras presenças marcantes são o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (23º); o magnata australiano Rupert Murdoch (26º); o executivo-chefe da Amazon, Jeff Bezos (27º); o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti (29º); o secretário-geral da ONU, Bank Ki-moon (30º), e o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton (50º).

Fonte: Agência EFE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.