Dilma pede medidas firmes e ambição na Rio+20
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A presidente Dilma Rousseff cobrou nesta quarta-feira, no discurso de abertura da Rio+20, medidas “firmes” dos países para o desenvolvimento sustentável e disse que as conquistas feitas pelo Brasil permitem exigir maior comprometimento dos ricos, apesar da crise econômica.
“Sabemos que o custo da inação será maior que o das medidas necessárias por mais que estas provoquem resistência e se revelem politicamente trabalhosas”, disse a presidente na abertura da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável. Ela admitiu a necessidade de renovar ideias e processos “absolutamente necessários para enfrentar os dias difíceis em que hoje vive ampla parte da humanidade”.
Dilma reconheceu, diante de uma plateia de dezenas de líderes mundiais e delegados, que a crise econômica “dá significação especial à Rio+20″, e fez um apelo aos chefes de Estado para que não permitam que agendas locais numa situação de fragilidade econômica comprometam as discussões da conferência.
A atual crise ofuscou as expectativas do encontro e se tornou justificativa de países ricos para rejeitar compromissos de novos aportes para programas de desenvolvimento sustentável.
A criação de um fundo, por exemplo, proposta por países em desenvolvimento, foi rejeitada e o documento final, redigido pelo Brasil, cita apenas o uso de fontes variadas de financiamento, sem mencionar valores.
“Em um momento como este, de incertezas em relação ao futuro da economia internacional, é forte a tentação de tornar absolutos os interesses nacionais. A disposição política para acordos vinculantes fica muito fragilizada. Não podemos deixar isto acontecer.”
Dilma voltou a criticar a adoção de medidas de austeridade como via de saída para as turbulências econômicas e criticou o que chamou de “modelos de desenvolvimento que esgotaram sua capacidade de responder aos desafios contemporâneos”.
“Nossa experiência… mostra que políticas indutoras do crescimento e do emprego constituem a única via segura para a recuperação da economia”, afirmou.
Fonte: Reuters
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário