Disque-Denúncia Agreste comemora dez anos
O Disque-Denúncia Agreste completa, nesta quinta-feira (20), dez anos de funcionamento. Segundo balanço da ONG, são mais de 72.600 denúncias registradas. Somente neste ano, 9.710 casos foram encaminhados à central, que atende o interior do estado. No comparativo com 2011 o número representa um crescimento de 28,4% no total de denúncias em 2012.
“Temos muito o que comemorar. Os resultados conseguidos a partir da união entre a sociedade e polícia têm sido fundamentais na luta contra o crime e instalação de uma cultura de paz”, explica o coordenador da central, Alexandre Galindo.
Desde 2002, quando foi instalada a Central do Agreste, foram realizadas 1.142 prisões, 2.066 armas de fogo foram retiradas de circulação, 205 máquinas de caça-níqueis apreendidas, 33 vítimas resgatadas, dentre outros.
Outro ponto a ser destacado é a implantação, em setembro deste ano, do novo sistema de denúncias pela internet. Somente no interior já foram feitas 501 denúncias pelo novo meio. A partir do site www.disquedenunciape.com.br é possível realizar um registro enviando arquivos de áudio e vídeo que possam auxiliar no processo investigativo.
Vale lembrar que, desde o início de 2012, o serviço passou a atender durante 24h, todos os dias da semana. A identidade do denunciante será sempre preservada.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário