Dona das marcas Johnnie Walker e Smirnoff compra a cachaça Ypióca

A Diageo, gigante britânica de bebidas alcoólicas, comprou 100% da brasileira Ypióca, que pertence à família Telles, por R$ 900 milhões. Além das marcas de cachaça produzidas pela companhia brasileira, a multinacional adquiriu uma destilaria do grupo em Paraipaba, no Ceará, uma fábrica de envasamento em Ensejava, Fortaleza, além de um centro de distribuição em Guarulhos, São Paulo.

A Diageo, cujo faturamento cresceu 23% em 2011 no Brasil, fabrica marcas como o uísque Johnnie Walker e a vodca Smirnoff. A Ypióca, que faturou R$ 177 milhões no ano passado e foi fundada em Fortaleza em 1846, tem 8% do mercado de cachaça do Brasil, número que lhe garante a segunda posição, em valor, do mercado nacional da bebida. A cachaça hoje é a segunda bebida alcoólica mais consumida do país, atrás apenas da cerveja. A Ypióca produz 6,6 milhões de caixas de 9 litros por ano.

Com a aquisição, a Diageo eleva em 20% o seu tamanho no Brasil, quando se observa o volume total vendido no país. Segundo Otto Von Sothen, presidente da Diageo, a aquisição, cujas conversas começaram a há um ano e meio, representa uma aposta no crescimento no Brasil e uma oportunidade única para avançar no país.

“A cachaça é uma das bebidas com a maior presença no Brasil. A Ypióca tem hoje 60% de suas receitas concentradas no Ceará. E, com isso, vemos oportunidade de crescimento no país, com o aumento da distribuição da bebida no Brasil. O objetivo é crescer de forma sustentável e acelerada”, diz Sothen.

Segundo ele, a Ypióca é distribuída em 250 mil pontos de venda no Brasil. Já a Diageo está em 160 mil pontos. Para o executivo, a tendência é que a longo prazo haja uma sinergia na distribuição nacional.

“A curto e médio prazos, a Ypióca continua sendo tocada de forma independente. Com a aquisição, 700 pessoas serão absorvidas e não haverá demissão. Assim que for concluída a compra, a família deixará de exercer cargos executivos na companhia. Apenas o dr. Everaldo (atual presidente e sócio-controlador da Ypióca, Everardo Telles) estará no conselho consultivo”, destaca Sothen.

Everaldo é bisneto do fundador, o português Dario Telles de Menezes, que destilou o primeiro litro de cachaça da marca no fim do século XIX. Os Telles, no entanto, vão seguir ligados à multinacional britânica. A família, dona ainda de três fábricas de cachaça (uma no Rio Grande do Norte e duas no Ceará), assinou acordo com a Diageo para produzir a bebida com exclusividade por alguns anos no país. Além de produzir a cachaça, agora para a multinacional, as unidades fabricam etanol.

Como só a unidade de destilados foi vendida, a família Telles ainda é dona de outras divisões do grupo Ypióca, como as marcas de água mineral Naturaguá e Prime, um complexo turístico (Y-park), fábricas de papel e embalagens e ativos de agropecuária.

A Diageo mantém planos de ter metade das suas vendas em mercados emergentes até 2015. “Vemos grande complementariedade em relação ao nosso portfólio. Cerca de 40% das vendas do uísque Johnnie Walker se concentram no Nordeste, com força em Recife, Segipe e Alagoas, por exemplo”, afirma Sothen.

Nos planos da Diageo está ainda a exportação da cachaça brasileira para os Estados Unidos. No início de abril, o governo americano reconheceu a cachaça (aguardente de cana-de-açúcar) como produto tipicamente brasileiro. Antes o produto era vendido nos EUA como rum brasileiro.

“Com essa denominação de origem reconhecida pelos EUA recentemente, abre-se espaço para as exportações da cachaça brasileira para os Estados Unidos a taxas (de importação) menores”, lembra Sothen.

Fonte: Diario de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.