Dos cem candidatos que disputam segundo turno, oito são mulheres

Nas eleições municipais deste ano, apenas 8 mulheres vão tentar conquistar a prefeitura nas 50 cidades em que a disputa será decidida no segundo turno. Municípios com possibilidade de haver segundo turno são considerados mais importantes pelos partidos, por terem mais de 200 mil habitantes.

Destes, apenas Manaus (AM), Juiz de Fora (MG), Campina Grande (PB), Nova Iguaçu (RJ), Franca (SP), Guarujá (SP), Mauá (SP) e Ribeirão Preto (SP) ainda têm mulheres na disputa. No primeiro turno, elas conseguiram se eleger em 7 das 83 cidades com mais de 200 mil eleitores; a única capital foi Boa Vista (RR), com Teresa Surita (PMDB).

Neste segundo turno, a única capital com chance de eleger uma mulher é Manaus. No primeiro turno, a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B) obteve 189.861 votos (19,95% dos votos válidos); o mais votado foi o ex-senador Arthur Virgílio Neto (PSDB), com 385.855 votos (40,55% dos votos válidos).

Segundo dados do TSE, no primeiro turno das eleições deste ano, das 5.568 vagas de prefeitos, 672 (12%) foram preenchidas por mulheres. Houve crescimento de 33% em relação a 2008, quando foram eleitas 504 prefeitas no primeiro turno.

‘Subrepresentação’
Derrotada na disputa pela prefeitura de Porto Alegre no primeiro turno, a deputada Manuela D’Ávila (PC do B-RS) acredita que o baixo número de mulheres eleitas no pleito deste ano expressa o ambiente desfavorável às candidatas do sexo feminino.

“Elegemos uma mulher presidente e mesmo assim não houve aumento no número de mulheres nos cargos do Executivo. Sempre que se tratar de mulheres, vão ser mais valorizados os aspectos que não são da política, como se ela está bonita, se está velha”, avaliou a deputada.

Presidente interina da Comissão de Direito Humanos da Câmara, a deputada Erika Kokay (PT-DF) enfatiza que, em todas as áreas da política, há “subrepresentação” de mulheres. A parlamentar observa que os dados do TSE sobre a presença de candidatas do sexo feminino na corrida eleitoral de 2012 são “burcas invisíveis”.

“Vários países em que as mulheres usam burcas têm maior participação feminina nos parlamentos do que no Brasil. A pouca presença de mulheres na política brasileira é a expressão da lógica sexista e machista de nossa cultura. Além de, geralmente, terem salários menores do que os dos homens, quando as mulheres ocupam espaços tradicionais do sexo masculino não podem errar”, ponderou a parlamentar petista.

Câmara
A disputa municipal de 2012 contou com 302.348 candidatos do sexo masculino e 146.059 candidatas mulheres, incluindo a disputa de vereadores. Nas Câmaras, foram eleitas 7.653 vereadoras (13% do total de  57.418 vagas).

De acordo com o tribunal, o percentual de concorrentes do sexo feminino às vagas de vereador em todo o país atingiu 32,57%.

Esse dado, no entanto, não significa que todos os partidos políticos e coligações tenham atingido o percentual mínimo da chamada “cota de gênero”. A Lei das Eleições exige que, pelo menos, 30% dos postulantes a cargos públicos em processos eleitorais sejam mulheres.

“Essa média de candidatas mulheres vai ser sempre atingida por conta da exigência da legislação. O número que nos interessa é saber quantas foram eleitas”, ressaltou Manuela.

Fonte: G1

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.