Droga e presídios brasileiros sem políticas públicas
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, animais e alguns minerais. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, inalação, via oral ou até via retal.
Uma característica central da síndrome da dependência é o desejo (frequentemente forte e algumas vezes irresistível) de consumir drogas psicoativas, as quais podem ou não terem sido prescritas por médicos.
Pesquisa da Fiocruz coloca a capital pernambucana como uma das maiores consumista de crack do país, identificando mais de quinhentas cenas de uso dessa droga em praças, calçadas e até em frente aos Palácios do Governo e da Justiça, no centro do Recife. Além da Veneza brasileira, outras capitais brasileiras e até pequenos centros urbanos também estão sitiadas desse ilícito.
No Brasil, entra e sai governo e praticamente nenhuma política é instituída para tratar com seriedade dos problemas causados pelas drogas.
A disseminação e o tráfico de drogas, principalmente do crack, hoje no Brasil inteiro, não acabará simplesmente com ações das nossas polícias. É necessária a implementação, pelo governo, de políticas públicas preventivas neste sentido. É preciso envolver a sociedade nesse processo que vem acabando com os nossos irmãos, que nele se envolvem. Mas, para isso, os governos não podem continuar nesse faz de conta.
Outra questão que envergonha a nossa sociedade é o sistema penitenciário brasileiro. É de interesse da população saber que quem praticou um crime no Brasil está preso, mas, lhe interessa também saber que essa pessoa está sendo tratada com dignidade e não como um animal qualquer, condenado à morte.
Ao invés de investir no sistema penitenciário e no reforço da segurança pública no País, o governo faz vigorar uma Lei que afrouxa ainda mais a bandidagem que assusta nossa população. Essa nova legislação penal abre as portas dos presídios para todo e qualquer criminoso, ao invés de reforçá-los. A disseminação e o tráfico de drogas, principalmente do crack, hoje no Brasil, não vai acabar simplesmente com as pálidas ações das nossas polícias. É importante investir em implementação de políticas públicas preventivas, associada aos diversos setores da população organizada.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo disse e reiterou que prefere morrer a ir em cana no Brasil. Em 2008, Domingos Dutra aprovou o relatório da CPI do Sistema Carcerário com a lista dos presídios mais terríveis do país. Num deles, em Campo Grande, havia até porcos dormindo com detentos.
GONZAGA PATRIOTA, contador, advogado, administrador de empresas e jornalista. Pós-graduado em Ciência Política. Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal de Buenos Aires – Ar. É Deputado desde 1982.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário