É possível viajar sozinho
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Este mês de outubro chega repleto de novidades nas empresas aéreas: a Gol recebeu autorização para voar para destinos internacionais (Estados Unidos, República Dominicana e Bolívia); a Turkish Airlines tem ligações novas para Egito e Líbia; a tailandesa Thai Airlines acaba de incorporar o super jato Airbus A380 na sua frota e tem passagem aérea para Orlando, pela Gol, por 15 mil pontos no programa de fidelidade da companhia, o Smiles. Só não vai fazer compras na Flórida, quem não quiser. No feriadão de 12 de outubro, hotéis chamam a atenção das famílias não cobrando diárias das crianças. É o caso do mega-resort Iberostar, na Praia do Forte, na Bahia. Na contrapartida de tudo isso, você já imaginou viajar sozinho? A gente dá dicas de sites que podem desfazer o seu medo. Aproveite!
Viajar sozinho é um daqueles assuntos que parece não ter meio termo: há quem ame, há quem odeie, e poucos demonstram indiferença. De qualquer maneira, quem vai sair em viagem solo precisa se informar e planejar seu roteiro com cuidado, pois há questões de segurança e de organização a serem levadas em conta. A primeira medida é checar as condições de segurança no destino escolhido. Há países em que não há problema em caminhar sozinho pelas ruas, mas em outros o cenário é mais complicado, especialmente quando se trata de mulheres.
Um bom começo é checar as informações do Ministério do Exterior sobre o destino desejado. No Portal Consular (www.portalconsular.mre.gov.br ) há uma listagem de países com informações para viajantes sobre cada um deles. Clique em “Antes de Viajar” no menu e, depois, em “Alerta aos Viajantes”. As mulheres que vão para a Índia, por exemplo, são aconselhadas a usar roupas discretas e evitar circular sem companhia, por causa de relatos de assédio sexual.
Para quem lê inglês, outra opção semelhante é o site destinado a viajantes do Departamento de Estado dos EUA (travel.state.gov ). Clique em “International Travel” no menu principal e depois em “International Travel Information”. No item “Country Specific Information”, há um relatório sobre questões relacionadas ao turismo em cada país listado. O blog “Mulher que Viaja Sozinha” (mulherqueviajasozinha.blogspot.com.br ), é, como diz o nome, voltado para as turistas solo, e, apesar de pouco atualizado, traz conselhos interessantes em seus arquivos, além de relatos de viagens feitas por outras viajantes solitárias.
Em inglês, o Solo Travel (www.solotravel.org ) reúne artigos curtos sobre viagens desacompanhadas em diversos destinos e dicas para mochileiros solitários, sobre segurança, para conhecer outros viajantes e mesmo para comer sozinho. O Travelling Alone (www.travellingalone.co.uk ) é o site mais completo entre os citados. Há dicas de segurança para homens e mulheres, artigos sobre atividades, planejamento, diferenças culturais e conselhos para viajantes solitários em diferentes tipos de viagem, como negócios, cruzeiros e até retiros espirituais.
Fonte: FolhaPE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário