Educação fortalece o desenvolvimento humano

Deputado Federal Gonzaga Patriota
Deputado Federal Gonzaga Patriota

Na primeira década deste século, muitos países tiveram aumentadas suas concentrações de renda, em flagrantes prejuízos às classes menos favorecidas. Enquanto isso, no Brasil, em 2010, pela primeira vez em sua história, a classe C tornou-se majoritária. E esse processo não parou. Segundo o Ministério da Fazenda, até 2014 a classe D vai encolher de 44 para 40 milhões e a E, de 29 para 16 milhões de brasileiros, respectivamente, percentual menor que 30% da população do país.

Esse progresso extraordinário permitiu a um grande número de brasileiros entrar no mercado de trabalho e transformar, para melhor, o seu panorama educacional e de consumo.

Esse avanço de uma melhor distribuição de renda no país, fez com que houvesse, também, um extraordinário progresso na escolaridade da população antes excluída, que passou de 5,2 anos de estudo, para 7,5 anos, com um aumento de 40%.  Ao se alimentar melhor, conseguir um emprego, respirar democraticamente, essa classe social que cresceu , está agora em busca constante do caminho para a ascensão social, através da educação.

As consequências do foco em educação estão agora por todos os lados. A nova classe média brasileira é totalmente consciente da importância da educação para os seus filhos que, hoje, ultrapassam em 70% a educação escolar conquistada por seus pais.

As estatísticas mostram que nos últimos anos, com o Brasil redemocratizado, e através de movimentos e campanhas das organizações sociais, os governos conseguiram tirar quase trinta milhões de brasileiros da pobreza extrema e ascenderam mais quarenta milhões à classe média.

Mas nem tudo são flores.  No Brasil, 16 milhões dos nossos irmãos ainda vivem na extrema pobreza. Muitos desses moram nas margens dos caudalosos rios da região amazônica ou mesmo do rio da Integração Nacional, o São Francisco, no Nordeste. São exatamente nessas duas regiões – sete milhões no Norte e nove milhões no Nordeste – que essa gente passa fome. Vive, se é que isso é viver, com uma renda per capita de setenta reais por mês.

O Programa Brasil Sem Miséria, criado recentemente, carece de ações dos governos federal, estaduais e municipais para localizar essas pessoas extremamente pobres, e nada mais importante do que a participação dos representantes do povo dessas regiões, para indicar os gargalos que ainda persistem na pobreza dessa gente.

No campo, o principal objetivo do Programa Brasil Sem Miséria é aumentar a produção, para isso devem-se usar os Bancos do Nordeste e da Amazônia, com seus programas sociais de micro crédito, para essa finalidade. Nas cidades, qualificar a mão de obra e identificar as oportunidades de emprego e renda e, no geral, garantir o acesso das pessoas mais pobres aos serviços de Saúde e Educação, dentre outros.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.