Efeitos das mudanças do clima podem estar sendo subestimados, desencadeando extinções massivas

Um novo estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Connecticut e publicado na última quarta-feira no periódico Proceedings of the Royal Society: Biological Sciences, afirma que os impactos das mudanças do clima podem estar sendo subestimados, com o risco de acabarem em extinções massivas ao redor do globo.

Utilizando modelagens climáticas novas, os cientistas alegam que as atuais modelagens não levam em conta aspectos essenciais para a compreensão dos efeitos das mudanças climáticas sobre os animais, como interações entre espécies e variações interespecíficas na dispersão.

Os pesquisadores notaram que a adição de fatores como taxas de migração e intensidade de competição de outras espécies durante a migração são elementares para o bom resultado da manipulação dos dados virtuais.

“Temos modelos meteorológicos realmente sofisticados… mas na vida real, os animais se movimentam e competem, parasitam e se alimentam uns dos outros. A maioria das previsões não inclui estas interações importantes”, comentou o supervisor do estudo Mark Urban, Ecólogo na Universidade de Connecticut.

Os ensinamentos de ecologia indicam que, com o aparecimento das mudanças do clima, os animais que não tiverem a capacidade de regular a própria temperatura terão que se deslocar para encontrar habitats apropriados.

Porém nem todos alcançarão este feito na velocidade necessária, ou até mesmo não encontrarão habitats adequados para realocação. Os que encontrarem, ainda terão muitos outros obstáculos, como a competição com outras espécies que já estão lá.

Isso, somado às altas taxas de destruição dos ecossistemas, pode acabar em uma extinção em massa, alertam os autores, especialmente daquelas espécies que tem nicho restrito. O grupo enfatiza que os ecossistemas tropicais estão particularmente em risco.

As conclusões foram estabelecidas através de um modelo unindo várias espécies competidoras em um gradiente de aquecimento do clima, incluindo fatores como competição dependente da temperatura, diferenças no tamanho do nicho e na habilidade de dispersão entre as espécies.

A competição e as diferenças na dispersão reduziram a diversidade e produziram as chamadas comunidades ‘não análogas’, definidas como uma combinação nova de espécies que não convive atualmente. O estudo indica que os melhores dispersores são aqueles que ganharam a competição de outros mais lentos e causaram a extinção destes últimos.

* Créditos da imagem: Fabrício Basilio

Fonte: Instituto Carbono Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.