Elize acionou PM e relatou ‘ameaça’ de Matsunaga 25 dias antes do crime

Elize chamou a polícia 25 dias antes do crime; ouça conversa (Reprodução)Elize Araújo Kitano Matsunaga, ré confessa do assassinato do marido, o empresário Marcos Kitano Matsunaga, telefonou 25 dias antes da data do crime à Polícia Militar para denunciar a vítima por “ameaça”. O G1 teve acesso ao áudio de 2 minutos e 32 segundos gravado pelo serviço de emergência da corporação na noite do dia 24 de abril deste ano.

A bacharel em direito está presa preventivamente até seu eventual julgamento. Ela confessou ter atirado e esquartejado o diretor da Yoki, com o qual foi casada e tem uma filha de pouco mais de um ano, no dia 19 de maio, no apartamento do casal, na Zona Oeste de São Paulo.

De acordo com depoimentos de Elize, o crime ocorrido em maio foi passional, cometido “sob forte emoção” após ela ter sido “injustamente provocada pela vítima”. À Polícia Civil, havia dito que a vida conjugal não era “harmônica” e pensava em se separar. Alegou ainda que respondeu a uma agressão de Marcos após discussão sobre a descoberta da traição dele.

Arte caso Elize Matsunaga (Foto: Arte G1)

Na versão da acusada, o homem a xingou, ameaçou tirar a guarda da criança dela, e matá-la caso fugisse com a menina. Pela primeira vez no relacionamento, ele deu um tapa no seu rosto. Em seguida, a bacharel atirou na cabeça do executivo da empresa alimentícia, cortou seu corpo, o colocou em sacos e os espalhou na Grande São Paulo.

Durante a gravação feita em abril pela central 190 da PM, Elize não diz ao atendente qual foi o tipo de ameaça que Marcos teria lhe feito. No áudio é possível ouvir, no entanto, ela falar ao policial militar que Marcos saiu de casa.

Ela pergunta também se pode aproveitar a ausência dele para trocar a fechadura da porta do imóvel onde moram.

A defesa da ré afirma que a gravação feita pela PM reforça a tese de sua cliente de que ela já vinha sendo ameaçada pelo marido antes mesmo do crime. Segundo o advogado Luciano Santoro, Elize lhe contou que Marcos havia dito em abril: “vou acabar com sua vida”, após uma discussão.

O Ministério Público sustenta no processo que o assassinato do empresário foi premeditado e que o motivo do crime foi financeiro. A acusada estaria interessada no dinheiro da vítima. O G1 não conseguiu localizar o promotor José Carlos Cosenzo para comentar o assunto.

Para interlocutores ligados à Promotoria, o áudio do serviço de emergência mostra que Elize estava procurando um álibi para planejar o homicídio do marido.

“Eu não sei se eu teria que ligar na emergência, mas é assim: meu marido me ameaçou, saiu de casa. E eu queria perguntar se eu posso trocar a fechadura”, diz Elize ao atendente da PM, que em seguida registra a ocorrência e envia viaturas ao local.

Mas ao chegarem lá, a bacharel em direito já havia saído do imóvel com a filha, de pouco mais de um ano de vida, e a babá Mauricéia José Gonçalves dos Santos.

As três haviam ido se refugiar em um hotel em São Paulo. De lá, Elize seguiu depois com a criança e a funcionária para a Bahia e, posteriormente, para o Paraná, onde mora sua família.

Nesse período, Elize cogitou o divórcio e para isso procurou uma advogada para se separar, pois desconfiava da infidelidade do marido, conforme documentos obtidos peloG1. Foi a especialista, que acabou não sendo contratada, quem sugeriu à mulher contratar um detetive para flagrar a relação extraconjugal que ele estava mantendo com uma garota de programa, atividade que Elize também havia exercido quando conheceu Marcos. Nesse período, que antecedeu o crime, Marcos tentou reconquistar Elize.

Presa preventivamente em Tremembé, no interior de SP, Elize deverá comparecer nesta terça-feira (11) ao Fórum da Barra Funda, onde terá seguimento a audiência de instrução do caso Matsunaga para saber se a acusada será levada a julgamento pelo crime. Caso seja interrogada pela Justiça, a ré irá confirmar a versão de que estava sendo ameaçada por Marcos e que o crime foi passional.

“O áudio da PM mostra claramente que Elize telefonou para o 190 para pedir ajuda porque temia a ameaça de Marcos”, disse Luciano Santoro, defensor da acusada. O interrogatório de Elize está condicionado, porém, aos depoimentos de Mauricéia e de Nathalia Vila Real Lima, amante de Marcos.

Elize completou 31 anos neste mês na prisão. Ela não vê a filha desde 5 de junho, quando foi detida. Apesar de não ter perdido a guarda da criança, não pode ver a menina ainda na cadeia. A Justiça concedeu aos avós paternos a guarda provisória.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.