Em coletiva de imprensa, diretor do CVA se defende das acusações

Após ser acusado de maus-tratos contra animais, o diretor do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) do Recife, Amaro Souza, se pronunciou em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (16). Todas as denúncias feitas contra o gerente foram negadas. Amaro foi autuado em flagrante por crimes contra a administração ambiental e contra o meio ambiente, na última sexta-feira (13), em uma operação surpresa pela Delegacia de Polícia do meio Ambiente (Depoma).

Segundo o gestor, a ação foi uma surpresa para todos do CVA. “Não entendemos a ação que foi feita aqui, pois agentes da Depoma sempre estão aqui dentro do CVA acompanhando o nosso trabalho. A delegada simplesmente chegou aqui, me deu voz de prisão e eu segui com eles”, disse Amaro. O gestor também criticou a equipe técnica da polícia. “Um zootecnista veio fazer a vistoria junto à equipe, mas para fazer o acompanhamento desses um veterinário seria o correto”, acrescentou.

De acordo com o coordenador estadual de controle de zoonoses, Francisco Duarte, a principal função do CVA é o controle de doenças. “Nosso principal objetivo é trabalhar no controle das zoonoses, o CVA não é um hotel para animal ou um petshop. Aqui nós temos tratamento veterinário gratuito, onde o dono traz o animal e ele recebe a medicação correta, mas é importante entender que o dono é reponsável pelo animal.”

“Também é importante salientar que esse serviço também garante o bem-estar do animal e da população. O CVA é uma unidade de saúde pública, mantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas também é importante entender que a causa animal é uma obrigação da sociedade”, completou Francisco.

Uma das denúncias que teria levado à autuação de Amaro partiu de uma mulher que teve 26 cachorros apreendidos por determinação da Justiça, e seis deles teriam morrido no CVA. “Três desses animais que estão sob nossa tutela morreram porque um pitbull (da mesma dona) atacou eles, e outros quatro morreram de doenças, não sabemos se já vieram doentes ou se ficaram doentes aqui”, disse o gestor.

O diretor continuará à frente das atividades do CVA. “Amaro continua até quando não quiser mais. Ele irá ficar no cargo pela competência e pelo compromisso que tem com a sociedade”, informou a diretora de vigilância à saúde, Adeilza Ferraz.

Na manhã desta segunda, a imprensa pôde percorrer toda a unidade (na sexta, o acesso da imprensa ao Centro não foi liberado, apesar de ter sido autorizado pela polícia). Dezenas de cães e gatos estavam em um local destinado aos animais que estão sob guarda da Justiça ou esperam tratamento. Outros se encontravam na entrada da unidade e esperam por adoção (todos vermifugados e microchipados, segundo a direção do Centro). Cavalos abandonados também são recolhidos pelo CVA e estavam em uma área livre.

As instalações apresentam estrutura com falhas – paredes descascadas e tijolos à vista. Alguns animais apresentavam sintomas de doenças, outros estavam com aparência bastante sadia.

ADOÇÃO – Para adotar um cachorro ou um gato é preciso que o voluntário compareça ao CVA de segunda à sexta, das 8h à 12h e das 14h às 16h30. O Centro informa que não aceita nenhuma doação de medicamento, alimentos ou ração. A unidade também não pode receber animais sadios ou encaminhados para a eutanásia.

“Recebemos para a castração e para o controle de doenças, para a eutanásia não vamos mais receber de nenhum município”, disse Adeilza.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.