Em depoimento, homem que esquartejou a irmã na Iputinga diz que se sentiu ameaçado por ela

952417db3ec6535b4c964e7cbb984208.jpgHoras depois da tragédia familiar que deixou uma mulher morta e assustou moradores da Comunidade do Detran, na Iputinga, Zona Oeste do Recife, neste sábado (20), o acusado pelo crime, João Severino da Silva, 56 anos, prestou depoimento no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

João Severino é acusado de, durante um surto de esquizofrenia, matar a facadas a irmã, Eurides Mendes dos Santos, 50, e depois esquartejar o corpo dela. A mãe deles, Maria do Espírito Santo, 82, foi refém desde o início da manhã até por volta das 8h40.

Na imagem, o local onde ocorreu o crime

De acordo com o escrivão de plantão, Cícero Roberto, as informações que o acusado forneceu durante a ouvida foram confusas. “O que ele falou de mais impactante é que matou a irmã porque achava que ela estava possuída por um gato preto. Depois, só dizia palavras soltas”, afirmou.
http://jconlineimagem.ne10.uol.com.br/imagem/noticia/2012/10/20/normal/85cd0bf899903c92d04411fa89e9b6d3.jpg

João Severino alegou que tinha problemas mentais. No depoimento, relatou parcialmente como cometeu o crime. Contou que Eurides tinha dado os remédios dele e da mãe e ido dormir. Por volta das 3h30, o acusado teria levantado para ir ao banheiro. Assustada, ela teria aberto a porta do quarto para ver do que se tratava a movimentação na casa, a de número 212 da Rua Engenheiro Sales Zacainer.

Nesse momento, João Severino afirmou que começou ouvir as vozes que diziam que a irmã estaria possuída pelo espírito de um gato preto e iria atacá-lo. Com uma faca, assumiu ter perfurado o peito de Eurides.

“Ele disse que achava que o gato iria continuar incorporado nela e que continuava ameaçando. Cortando as pernas dela, pensou que não poderia mais fazer isso”, relatou o escrivão. Depois de matar a irmã, João Severino chegou a ir para a padaria com a faca na mão, retornou para casa e voltou a sair com a perna na mão, perguntando aos moradores “o que faria com aquilo”.

A polícia chegou ao local depois do amanhecer e tentou negociar com o acusado. O capitão Rogério Thomas contou ao Jornal do Commercio que ele andava pela casa gesticulando e mostrando a faca. Sem obter sucesso no diálogo, os policiais entraram na casa e o detiveram com uma arma de choque.

João Severino foi levado para Hospital Ulisses Pernambucano, na Tamarineira, Zona Norte do Recife antes de prestar depoimento no DHPP. Nesta tarde, foi transferido para o Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.

Lá, aguardará decisão judicial para fazer um exame psiquiátrico. No depoimento, afirmou que já havia sido preso em um hospital psiquiátrico por, em outro surto, agredir a mãe. Vizinhos, ao contrário, disseram que sabiam dos problemas mentais dele, mas não se sentiam ameaçados porque ele nunca havia sido violento. As informações ainda serão confrontadas e confirmadas pela polícia.

O corpo de Erides Mendes foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML). Ainda não há previsão para a liberação do corpo. A mãe dos dois, cadeirante e muda, foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento da Caxangá, onde foi constatado que não foi ferida.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.