Em meio à anulação de despesas com verbas de combate à seca em Petrolina, agricultores do município usam mandacaru para salvar o gado

Enquanto Petrolina  está sob a lei sancionada pelo prefeito Julio Lóssio  autorizando a anulação de R$ 16,8 milhões em despesas de pelo menos 19 setores da administração, entre eles as Secretarias de Defesa Social, Desenvolvimento Rural e Irrigação  – as duas últimas  responsáveis diretas pela assistência à população que sofre com a seca (conforme notícia veiculada pelo jornal Estado de São Paulo, no mês de setembro),  os agricultores do município estão usando o mandacaru como último recurso na hora de alimentar o gado.

A seca em Petrolina dura meses  e está inserida no contexto da maior seca do sertão, nos últimos 35 anos.

Os quase R$ 2 milhões desviados de sua finalidade para aplicar no último São João realizado em junho deste ano deve estar fazendo falta para gente como o criador Jurandir Cardoso, em Budim, na zona rural de Petrolina,que tem hoje apenas 20 cabeças que ainda resistem à longa estiagem.

Para salvar o gado, seu Jurandir está usando o mandacaru.

A planta que suporta até três anos sem chuva , apesar de ser  cheias de espinhos,  pode ser ótima fonte de alimento para os animais.

Na propriedade da criadora Maria Raimunda, as mais de 200 cabeças de caprinos também  estavam sem ter o que comer. Há um mês, ela começou a utilizar o mandacaru na alimentação. Os animais disputam cada pedaço da planta.

Os técnicos agrícolas da Embrapa descobriram que o mandacaru garante a nutrição dos rebanhos com fartura.

Mas é preciso observar alguns cuidados antes de servir o mandacaru nos currais. O corte deve ser feito na junta do broto. Um erro pode dificultar o crescimento de novos brotos e até matar a planta. Todo material colhido deve ser queimado até que o fogo derreta os espinhos, evitando que os animais se machuquem.

O interessante  é que mesmo sabendo que  os efeitos da estiagem neste ano são os piores das últimas três décadas em Pernambuco e, consequentemente, para os produtores de Petrolina, o prefeito Julio Lóssio sancionou  a tal lei de anulação do uso do dinheiro na ajuda ao homem do campo. Depois, mais interessante ainda foi ver que o prefeito decretou  situação de emergência na cidade.

Decretando situação de emergência, a prefeitura pode, por exemplo,  pedir recursos ao governo federal para reparar os estragos causados pela seca ou por outras calamidades. O que não foi explicado, mesmo quando o jornal o Estado de São Paulo fez a matéria sobre esse assunto,  é por que o dinheiro já existia e não foi usado para o fim a que se destinava.

Com informações e imagens do Globo Rural e do jornal Estado de São Paulo

Fonte: Blog do Jornal Folha do São Francisco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.