Em PE, 168 candidatos a transplante de córnea não são localizados
A Central de Transplantes de Pernambuco está à procura de 168 pessoas que se cadastraram para realizar um transplante de córnea. O Governo do Estado não consegue entrar em contato com estes pacientes, que precisam ser localizados para entrar na lista de espera da cirurgia. De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de 661 transplantes de córnea foram realizados no estado em 2011. Este ano, o número já chega a 907, mostrando um aumento de 70%. O número poderia ser maior se todos os pacientes fossem encontrados.
O Banco de Órgãos já conta com 30 córneas para quando eles forem encontrados. Eles podem perder o direito ao transplante caso não entrem em contato até janeiro de 2013. Quem se inscreveu na Central de Transplantes e não foi procurado pelo governo, deve ligar para o número 0800 281 2185 e atualizar o cadastro para poder se submeter à operação.
Zelita Fonseca Aguiar, aposentada, tinha uma doença degenerativa nos olhos. As células de sua córnea estavam morrendo de forma rápida e agressiva. Ela só não perdeu totalmente a visão por causa de um transplante, realizado depois de mais de três anos de espera. Zelita faz ainda um apelo: “Quem puder doar, realmente faça. É uma nova vida, é uma nova maneira de pensar. Um dos maiores presentes que a gente pode receber”, declara.
O olho humano
A córnea é um tecido que protege o olho e, se danificada, pode prejudicar a visão do paciente. A operação é simples. “Não requer internação. A intervenção é ambulatorial, o paciente vai ao hospital, realiza o procedimento e vai embora pra casa”, explica Noemy Gomes, coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário