Em PE, campanha contra a gripe espera vacinar 1,3 milhão de pessoas
Teve início no último sábado (5) e vai até o dia 25 de maio a campanha nacional de vacinação contra a gripe, em 65 mil postos de saúde espalhados por todo o País. Os 2.223 postos de vacinação instalados nas unidades de saúde de Pernambuco deverão imunizar mais de 1,3 milhão de pessoas. Na policlínica Waldemar de Oliveira, no bairro da Boa Vista, houve café da manhã e forró para animar o público.
Devem se vacinar pessoas incluídas dentro do chamado “grupo prioritário”: crianças entre seis meses e menores de dois anos, mulheres grávidas, idosos a partir de 60 anos, índios e profissionais que trabalham nas unidades de saúde que oferecem a imunização. “Nós estamos incluindo nesta vacinação os três principais grupos de vírus que estão assolando o Hemisfério Sul, inclusive o vírus H1N1, conhecido como a gripe suína”, explica o Secretário de Saúde do Recife, Humberto Antunes. Os sintomas da H1N1 e da gripe comum são muito semelhantes: congestão nasal, cefaleia, mal estar e febre.
As crianças que estão sendo vacinadas pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Já as que receberam uma ou duas doses no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Todos os outros pacientes receberão dose única. A vacina é contraindicada para as pessoas que já sofreram reações ao receber doses anteriores, e também para quem tem alergia a ovo.
O serviço é oferecido gratuitamente em postos de saúde de todo o Brasil, mas apenas para quem está dentro do grupo prioritário. Aqueles que não estiverem incluídos no grupo, mas quiserem se prevenir, devem procurar um serviço privado que ofereça o tratamento.
Quem for aos postos de vacinação deve lembrar de levar sua caderneta, documento que registra que o paciente tomou a vacina. Mesmo que seja uma documentação importante, aqueles que tiverem esquecido ou perdido sua caderneta ainda poderão ser vacinados.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário