Em PE, demissões em massa causam transtornos em Bezerros e Agrestina

Moradores das cidades de Agrestina e de Bezerros, no Agreste pernambucano, estão revoltados com a falta de médicos. De acordo com eles, depois das eleições municipais houve demissão em massa e os postos de saúde da família estão sem atendimento. O resultado é a superlotação e muita demora para conseguir atendimento.

Em Agrestina, o único hospital da cidade não está dando conta da demanda. A unidade é filantrópica e é mantida pelo repasse de verba dos governos estadual e federal. De acordo com a diretoria, a demanda dobrou por causa da falta de médicos nos postos de saúde do município. “Estamos com essa superlotação desde segunda-feira [15]. A gente percebeu que a demanda aumentou muito e, por conta disso, nós estamos em busca do secretário de Saúde para nos reunirmos e saber o que aconteceu, porque os boatos dizem que houve uma demissão em massa”, comentou Amélia Maria Borges, diretora do hospital.

A equipe da TV Asa Branca, afiliada da TV Globo, foi até a prefeitura de Agrestina para tentar uma resposta do executivo municipal. A prefeita Carmem Azevedo Alves, que não foi reeleita, não quis falar com a equipe sobre o problema.

A situação é semelhante em Bezerros. “Todos os médicos da atenção básica foram demitidos, e também os profissionais das policlínicas, das especialidades, as cirurgias foram canceladas. Tudo foi prejudicado”, relatou o médico Hamílton Alves.

O transporte escolar da cidade também foi afetado. O estudante do terceiro ano Leonardo Vasconcelos precisou andar mais de cinco quilômetros para ir à aula; o ônibus que ele usava, que era cedido pela prefeitura, foi suspenso. “Dá um pouco de falta de estímulo, mas como o Enem está chegando, a preocupação é grande e sempre temos que estar, mesmo com falta de disposição, acordando cedo, fazendo uma caminhada enorme, chegando à escola suado, mas tem que ir de todo o jeito”, comentou o estudante.

A diretoria da escola informou que cerca de 30% dos alunos que deveriam estar em sala de aula faltaram nesta quinta-feira (18). Os que foram são de outras cidades ou tiveram que pagar pelo transporte.

De acordo com uma nota enviada pela Prefeitura de Bezerros, os cortes foram feitos para que o valor da folha de pagamento fique dentro do que é permitido pela lei de responsabilidade fiscal. O texto ainda informa que a verba do fundo de participação do município, que é enviada pelo governo federal, teria sofrido uma redução.

As prefeituras de Agrestina e Bezerros também não divulgaram a quantidade de demissões.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.