Em PE, operação investiga agentes da Funase suspeitos de tortura
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Desde o início da manhã desta sexta-feira (27), uma operação foi deflagrada no Grande Recife a pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e da Diretoria Geral de Operações de Polícia Judiciária (DGOPJ) da Secretaria de Defesa Social (SDS). Denominada Operação Cafua, a ação investiga denúncias relacionadas a agentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Abreu e Lima, na Região Metropolitana. Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão.
Estão envolvidos na operação 18 promotores de Justiça e 240 policiais civis e militares, que cumprem os mandados nas cidades de Abreu e Lima, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Araçoiaba. De acordo com informações do MPPE, a operação investiga agentes socioeducativos da Funase suspeitos da praticar tortura contra os internos. O nome “cafua” está relacionado aos locais que, nos colégios, servia de prisão aos alunos, quando violência era usada como método pedagógico.
Os investigados e o material apreendido estão sendo levados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Até a publicação desta reportagem, foram encontradas uma arma irregular e munições com um agente.
Confusão
Na última terça-feira (24), um princípio de confusão aconteceu na Funase de Abreu e Lima. Dentre as reivindicações, os internos cobravam a volta de agentes que foram afastados pelo Ministério Público, sob suspeita de espancar os jovens.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário